Voith ressalta a tração elétrica

No processo de transição, os clientes poderão optar pela instalação do kit do VEDS em suas próprias oficinas ou então enviar seus veículos para a estrutura da Orten

A união entre as empresas do Grupo Voith e a Orten Electric-Trucks, anunciada recentemente, foca a eletromobilidade em seus negócios futuros. A parceria permitirá que os operadores de transporte de passageiros e de carga possam fazer uma transição fácil no sentido da mobilidade elétrica. Por meio da tecnologia de última geração do Voith Electrical Drive System (VEDS), será possível adaptar ônibus urbanos convencionais, com dois pavimentos e articulados, assim como caminhões leves e médios, com recursos de última geração, convertendo-os em modelos elétricos.

Em linhas gerais, a tecnologia do Voith Electrical Drive System consiste em um motor elétrico IPMS de alta eficiência energética e potência de 340 kW, suficiente para tracionar os referidos modelos de ônibus. Ele ainda é composto por um sistema inversor refrigerado a água, proporcionando uma densidade de potência muito alta à transmissão, enquanto a unidade de gerenciamento inteligente de unidade (DMU) controla todos os componentes e a recuperação do sistema. Inversores auxiliares e uma caixa de distribuição de energia de alta tensão completam a estrutura.

A Voith informou que fornecerá o seu trem de força elétrico, enquanto a Orten cuidará da sua adaptação no veículo. No processo de transição, os clientes poderão optar pela instalação do kit do VEDS em suas próprias oficinas ou então enviar seus veículos para a estrutura da Orten. A fabricante da tecnologia de transmissão e de tração ressaltou que o ideal que motivou o desenvolvimento do VEDS é facilitar ao máximo a eletrificação de ônibus e caminhões e assim ajudar a proteger o clima, especialmente das cidades. “Graças à eletrificação, o transporte está prestes a sofrer uma grande transformação no sentido de uma operação mais limpa e sustentável. Para muitas cidades e operadoras, no entanto, a aquisição de novos ônibus e caminhões elétricos é um processo caro e demorado. Nossa opção de adaptação oferece uma maneira simples e econômica de preparar frotas de veículos para o futuro, ao mesmo tempo em que contribui para a redução das emissões de CO² e o aumento da mobilidade urbana”, explicou Alexander Denk, vice-presidente de E-Mobility da Voith.

De acordo com o diretor da Divisão de Mobilidade da Voith Turbo no Brasil, Rogério Pires, muitas cidades pelo mundo, principalmente no hemisfério norte, têm investido no transporte urbano com ônibus que emitem menos poluentes. “Com a nossa tecnologia podemos possibilitar um retrofit do sistema de power-train dos ônibus que estão em operação. Com isso, objetivamos atender as legislações ambientais mais rígidas, as necessidades dos operadores e aumentar a vida útil dos veículos”, ressaltou.

Ainda, segundo Rogério, o motor elétrico utilizado é de magneto permanente, com refrigeração a água, instalado de forma central no chassis dos veículos, com um banco de baterias a escolha do cliente, dependendo de sua operação ou investimento. “Oferecemos uma alternativa para o operador e para o mercado, sendo viável para as demandas que estão surgindo em termos ambientais”, comentou.

Imagem – Voith

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