X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Usando a telemetria com sucesso

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Usando a telemetria com sucesso
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Recentemente, a MiX Telematics, empresa desenvolvedora da tecnologia de gestão e monitoramento operacional, realizou, há poucos dias, uma live com um caso exemplar sobre como o uso eficiente da telemetria pode se traduzir em ganhos ao operador

O uso da tecnologia para poder acompanhar passo a passo a operação dos ônibus no transporte coletivo urbano já é uma realidade para o setor. Recursos e ferramentas eletrônicas estão disponíveis no mercado brasileiro para auxiliar o transportador em sua tarefa diária para promover melhores serviços, preservar sua frota veicular e alcançar rentabilidade. Recentemente, a MiX Telematics, empresa desenvolvedora da tecnologia de gestão e monitoramento operacional, realizou, há poucos dias, uma live com um caso exemplar sobre como o uso eficiente da telemetria pode se traduzir em ganhos ao operador.

A transportadora mineira Enscon Viação Eirelli, atuante na cidade de João Monlevade, e atendida pela revenda Track7, foi ressaltada nesse evento, apresentando seus resultados conquistados com o uso da tecnologia da MiX Telematics. De acordo com Eduardo Lara, diretor da transportadora, a escolha pelo recurso proporcionou redução dos acidentes com passageiros no interior dos ônibus e do consumo de combustível. "Conseguimos, por meio da tecnologia, aperfeiçoar nossa operação. Para isso, lançamos mão de treinamentos e reciclagem dos motoristas, formando equipes de gestores para que auxiliem esses profissionais em suas funções. Desse modo, estamos nos ajustando e melhorando a realização dos serviços. Com isso, temos alcançado economia no consumo de óleo diesel, a redução da manutenção dos veículos e do número de acidentes com os passageiros", observou Lara.

Com uma operação bem severa, em virtude das condições de topografia da cidade de João Monlevade, a transportadora ressalta os efeitos positivos relacionados à manutenção conseguidos pela telemetria. "Por conta do relevo onde operamos, com muitas subidas, curvas e ruas estreitas, a tecnologia utilizada tem nos favorecido. Por exemplo, trocamos a embreagem de nossos veículos modelo OF1519 a cada 190 mil quilômetros. No tocante à suspensão e transmissão, também alcançamos vantagens imediatas", disse Lara. Além disso, o diretor revelou que os motoristas têm absorvidos, com muita tranquilidade, todo os treinamentos promovidos pela empresa. O gasto com peças era de R$ 120 mil por mês e depois do uso da tecnologia, as despesas caíram drasticamente, para R$ 70 mil mensais. No tocante a consumo de combustível, após 40 dias de uso da telemetria, a Viação Eirelli conseguiu uma economia de 17%, com média indo de 2,54 km/l para 2,97 km/l por veículo.

As escalas e as jornadas de trabalho dos motoristas também são praticadas de forma otimizada, tendo maior controle dos serviços e do cotidiano desses profissionais, reduzindo os gastos com horas extras ou períodos perdidos nos intervalos operacionais. A frota da operadora é composta por chassis Mercedes-Benz, com modelos OF (motor dianteiro).

Dentre os diversos recursos disponibilizados pela MiX estão o monitoramento do comportamento do motorista; a melhoraria da eficiência do uso de combustível, a redução dos acidentes; assegurar a segurança dos passageiros; localização dos veículos para determinar pontualidade nas chegadas de acordo com rotas pré-determinadas e paradas agendadas e o monitoramento da duração das viagens dos veículos, bem como as horas de trabalho do motorista. De acordo com a empresa, seus clientes, ao utilizarem todas as ferramentas, alcançam, em média, uma redução de 10% nos custos com combustíveis.

Imagem - Divulgação

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Usando a telemetria com sucesso

Enviando Comentário Fechar :/