Uma data especial com o ônibus Benz

Há 125 anos o primeiro ônibus com motor de combustão interna da Benz & Cie. revolucionava o mundo dos transportes

Nostalgia

Em dezembro de 1894, a companhia alemã Netphener Omnibus-Gesellschaft encomendou à Benz & Cie. o precursor do ônibus motorizado que hoje conhecemos muito bem. Esse veículo foi apresentado em 12 de março de 1895 e utilizado na rota Siegen-Netphen-Deuz, tornando-se um divisor de águas na história da mobilidade, marcando a transformação técnica dos serviços num momento em que as pessoas começaram a se despedir dos veículos puxados por cavalo e também por motores a vapor, para entrar em uma nova era do motor de combustão interna.

Foi uma verdadeira revolução, abrindo as portas para que o desenvolvimento dos então inovadores veículos ganhasse corpo e mudasse de vez o jeito de locomoção das pessoas. Da Europa para o mundo, o transporte não foi mais o mesmo desde aquela data de 1895.

Uma data especial com o ônibus Benz
Réplica do primeiro ônibus equipado com motor de combustão interna desenvolvido por Karl Benz

Pouco tempo depois, a mesma operadora encomendou mais uma unidade do veículo, recebendo-o em 26 de junho do mesmo ano. Os dois ônibus nada mais eram que uma carruagem transformada para o ofício, equipados com um motor horizontal monocilíndrico instalado na parte traseira, com um deslocamento de 2,9 litros e um volante de pé. O motor apresentava uma válvula de admissão automática e uma válvula de escape controlada, tendo potência de 3,7 kW (5 hp). Além disso, possuía rodas com borracha maciça e uma suspensão que não proporcionava qualquer tipo de conforto para quem viajasse na novidade. E, numa comparação com o maior ônibus urbano da marca Mercedes-Benz na atualidade, a carruagem motorizada não fazia cócegas no volume de pessoas que podiam ser transportadas – 200 de hoje contra oito há mais de um século.

Infelizmente, esses primeiros dois ônibus não foram preservados. Há apenas uma réplica no Museu da Mercedes-Benz localizado na cidade alemã de Stuttgart, na galeria dos pioneiros. 125 anos depois, muita coisa evoluiu no modelo, conquistando avanços tecnológicos. Se naquela o recém criado motor a gasolina foi a grande novidade para o modal, hoje, a tração elétrica com baterias e células a combustível se caracteriza como a mais nova geração de tecnologia, com propulsores alternativos para desempenhar um papel fundamental rumo ao transporte livre de CO2.

Uma data especial com o ônibus Benz
Anúncio da década de 1960 da Mercedes-Benz

Além disso, outros quesitos do conceito ônibus passaram por uma profunda série de desenvolvimentos e modificações ao longo dos anos em termos de design, motorização e componentes, chegando ao presente momento com versões modernas, incorporadas de inovações em sistemas de segurança e de equipamentos que promovem maior conforto e sofisticação.

Karl Benz nem imaginava que a sua criação iria provocar, tempos depois, grandes mudanças no cenário industrial alemão, com a união entre as marcas Benz e Daimler, preparando os primeiros passos para que a Mercedes-Benz se convertesse em um dos principais nomes produtores do veículo no mundo.

Imagens – Daimler Buses

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *