Um novo conceito em ônibus Padron

O novo chassi traz recursos tecnológicos para uma operação mais segura e rentável, como o volante multifuncional com teclas e o sistema de freios a disco

Mesmo o momento da pandemia interferindo diretamente nos negócios do transporte de passageiros, há ainda espaço para algumas novidades no setor de ônibus. A montadora Mercedes-Benz é um exemplo nesse contexto, sempre buscando estar atualizada nos conceitos da mobilidade coletiva das cidades brasileiras. Nesse sentido, a marca anunciou sua mais recente novidade para o mercado urbano por meio do chassi O500R Super Padron, veículo considerado uma versão intermediária entre o modelo convencional e o articulado. Ele chega para se enquadrar na categoria dos modelos com 14 metros de comprimento e capacidade para 100 passageiros.

A novidade tem a configuração 4×2, equipada com o motor traseiro OM 926 com 310 cv de potência, além de transmissão automática ZF Ecolife, freios a disco e PBT de 19.600 kg. “Estamos ampliando nossa linha de chassis para ônibus, confirmando nosso compromisso em oferecer alternativas para todos os nichos operacionais, entendo as necessidades do mercado brasileiro, com as melhores soluções veiculares”, destacou Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com a montadora, o novo produto é indicado para a operação em faixas exclusivas ou corredores implantados à esquerda das vias, permitindo carroçarias com portas no mesmo lado. Com a dimensão de 14 metros é possível a instalação de cinco portas, facilitando os embarques e desembarques. Ao desenvolver um chassi que se posiciona entre o modelo convencional, com 13 metros, e o articulado, com 18 metros, a Mercedes-Benz dá uma cartada certa no tocante a custos operacionais. “Dessa forma, podemos atender à necessidade das empresas de ônibus por um modelo que possa operar de acordo com a demanda atual de passageiros, tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico, visando otimizar seus custos operacionais, graças a flexibilização do chassi 4×2”, disse Barbosa.

Um novo conceito em ônibus Padron

Ainda, como inovação, o novo chassi traz recursos tecnológicos para uma operação mais segura e rentável, como o volante multifuncional com teclas, evitando que o motorista tire as mãos do volante para navegar no painel, e o novo recurso Eco Suporte do painel de instrumentos, que auxilia para uma condução mais econômica durante a operação, por meio de quatro pontos de acompanhamento: meta de consumo de combustível, rotação do motor, velocidade máxima e pressão do turbo compressor.

E qual a grande vantagem desse novo chassi em relação aos produtos da concorrência? Para Walter Barbosa, os benefícios proporcionados pelo veículo são: a maior capacidade de transporte, motorização traseira, melhor acessibilidade e um custo operacional inferior alcançado pela configuração 4×2. “Nosso chassi apresenta uma redução do custo de operação, pois não possui o eixo extra encontrado na versão com 15 metros de comprimento dos chassis de nossos concorrentes. Isso minimiza os impactos financeiros e ao mesmo tempo possibilita uma operação competitiva”, analisou o executivo.

A expectativa da montadora é comercializar, neste ano, entre 50 a 80 chassis, porém, os volumes devem ficar entre 150 e 200 unidades por ano na retomada do mercado no pós pandemia.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *