Um futuro movido a gás natural

Para a marca, graças à evolução contínua de seus motores a gás, o modelo emite 90% menos emissões de NOx (0,02 g/bhp-h) do que o exigido no atual padrão norte-americano

Umas das mais importantes fabricantes mundiais de motores, a Cummins, ressalta seu propulsor L9N Near Zero, a gás natural, considerado por ela o motor de combustão mais limpo do mundo. Ele tem 320 cv de potência e torque de 1.356 Nm, proporcionando uma redução de 80% na emissão de partículas, 90% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 70% de emissão dos gases de efeito estufa, contribuindo diretamente com a despoluição ambiental comparado aos modelos a diesel. Para a marca, graças à evolução contínua de seus motores a gás, o modelo emite 90% menos emissões de NOx (0,02 g/bhp-h) do que o exigido no atual padrão norte-americano da Agência de Proteção Ambiental (EPA).

Ainda, segundo a Cummins, o L9N Near Zero traz inovações, como um novo módulo que fornece monitoramento e controle completos dos sensores do motor e dos sistemas de combustível e ignição, com um processamento mais rápido para suportar os requisitos de diagnóstico on-board pesados (taxa de transmissão de 500K). Para completar sua evolução, o propulsor também é equipado com telemetria e fornece diagnósticos e durabilidade aprimorados. “Os motores movidos a gás natural são muito limpos e eficientes. O aumento da abundância de gás, uma tecnologia madura que requer investimentos em infraestrutura relativamente simples, faz com que esses motores sejam uma ótima solução para muitos clientes e mercados, inclusive na América Latina”, diz Luís Pasquotto, Vice-presidente da Cummins Inc. e Presidente da Cummins Brasil.

Outro detalhe é que o sistema de diagnóstico (OBD) monitora continuamente o motor e o sistema de pós-tratamento, com capacidade para fornecer ao proprietário do veículo ou técnico de reparo acesso eletrônico ao status de vários subsistemas do veículo para fins de diagnóstico. A Cummins acredita no potencial dos motores a gás como alternativa de redução do impacto ambiental nos centros urbanos, onde há maior concentração da pessoas e consequentemente mais poluição. Tanto é que seu propulsor será utilizado em um ônibus que irá circular em Santiago, capital chilena. É a primeira vez que este motor a gás natural é utilizado em uma aplicação fora dos Estados Unidos. “Estamos orgulhosos de apresentar nosso motor a gás Cummins L9N no Chile, que contribuirá significativamente para reduzir gases de efeito estufa, entre outros poluentes. Nos esforçamos para oferecer aos nossos clientes as soluções de energia certas para o trabalho que eles precisam realizar. A solução encontrada no Chile está alinhada à nossa missão de melhorar a vida das pessoas, impulsionando um mundo mais próspero”, afirmou Fábio Magrin, gerente geral da Cummins Chile.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *