Uberlândia terá ônibus elétricos

Com isso, mais uma cidade brasileira passa a contar com um novo modelo de transporte, que tem como intuito o cuidado com o meio ambiente e um transporte limpo.

A cidade mineira de Uberlândia anunciou recentemente que contará com oito ônibus elétricos em sua frota do transporte coletivo. Os novos veículos já estão sendo encarroçados pela marca paulista Caio e deverão ser entregues em 90  dias. Os chassis são da fabricante BYD, modelo D9A, com piso alto, para carroçarias com até 13,2 metros de comprimento e equipado com o motor BYD-2912TZ-XY integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. Segundo a empresa, o chassi tubular não necessita alongamento para carrocerias até 13 metros e a estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e flexão.

Os veículos ainda contam com seus conjuntos de baterias localizado abaixos do assoalho, aspecto que permite com que haja maior espaço interno em relação ao modelo com piso baixo, que tem parte das baterias na área traseira e no teto. E os motores, acoplados às rodas, têm uma potência de 150 kW, totalizando 300 kW. No caso de Uberlândia, os novos ônibus terão carroçarias Millennium, da Caio, com três portas, adquiridos pela Viação São Miguel, uma das três concessionárias que atuam no Sistema Integrado de Transporte (SIT) da cidade, em seu processo de renovação da frota.

A operadora, por sinal, tem um projeto para substituir gradativamente a atual frota abastecida por diesel, incluindo ônibus elétricos em seus serviços. “Escolhemos a cidade para iniciar essa revolução tecnológica, que já é realidade em outros países, por respeito ao trabalho que o prefeito e a cidade desenvolveram e desenvolvem em prol do transporte público de qualidade”, destacou André Duarte, diretor Operacional da São Miguel.

Com isso, mais uma cidade brasileira passa a contar com um novo modelo de transporte, que tem como intuito o cuidado com o meio ambiente. De acordo com a BYD, os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz cerca de 1,8 toneladas de CO2 equivalentes, o que representa o plantio de mais de 11 árvores ao ano, além de evitar a emissão local de 118,814 kg de NOX e 1,152 kg de material particulado, os dois maiores vilões para a saúde pública. Esses valores se referem a comparação aos ônibus diesel novos, Euro 5, com rodagem média de 6.000kms/mês. “É um marco no transporte público. Tecnicamente falando, são ônibus cuja carga é carregada entre três a quatro horas, mas têm autonomia para rodar até 280 km por carga. Ou seja, mais do que média diária dos demais veículos. Além disso, têm vida útil de pelo menos 15 anos”, completou Marcelo Von Schneider, diretor de Relações Governamentais da BYD.

Vagner Rigon, vice-presidente de Vendas da marca, ressaltou que a operação terá um ciclo totalmente sustentável, pois os ônibus utilizarão energia 100% limpa e renovável, em virtude que a São Miguel irá construir, em parceria com a BYD, uma planta de painéis fotovoltaicos para garantir o abastecimento dos veículos.

O executivo ainda disse estar muito satisfeito com a concretização desta operação com o Grupo Duarte, um dos mais tradicionais do segmento, com 40 anos operando ônibus em várias regiões do Brasil, tendo conhecimento da diversidade e a necessidade do sistema de transporte. “Se um grupo com estas credenciais acredita no potencial da tecnologia de mobilidade elétrica é porque estamos no caminho certo. O que colabora ainda mais para o sucesso deste projeto é a inclusão da recarga elétrica dos ônibus com energia gerada por painéis solares, um ciclo virtuoso. Desta forma, ficamos livres de qualquer consumo de combustíveis fosseis na cadeia de operação. É uma operação 100% limpa”, observou.

Imagem – Revista AutoBus

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