Trólebus na Noruega

Recentemente, Bergen, a segun-da maior cidade da Noruega, por meio do operador local do transporte coletivo Keolis Norge AS, encomendou à fabricante polonesa Solaris Bus & Coach 10 novos trólebus articulados

O mercado de trólebus na Europa tem sua importância no contexto da sustentabilidade ambiental em áreas urbanas. Recentemente, Bergen, a segun-da maior cidade da Noruega, por meio do operador local do transporte coletivo Keolis Norge AS, encomendou à fabricante polonesa Solaris Bus & Coach 10 novos trólebus articulados.

Bergen, chamada de “o portão dos fiordes”, é Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo a única cidade da Noruega a contar com um sistema de trólebus em operação. Foram investidos 8 milhões de euros nessa aquisição. Os veículos serão operados a partir do último trimestre de 2020. O modelo escolhido, Trollino 18, terá o propulsor elétrico com 250 kW, além de um banco auxiliar com baterias totali-zando 55 kWh, o que permitirá uma autonomia de 11 quilômetros em rotas sem a rede aérea.

Com piso totalmente baixo, os veículos ainda possuirão o sistema de “ajoelhamento” em suas suspensões, permitindo embarques e desembarques facilitados. Eles ainda contarão com 47 poltronas, todas com cinto de segurança, e dois espaços para cadeirantes ou carrinhos de bebê. Sistema de ar-condicionado, monitoramento interno e externo feito por câmeras e informações aos passageiros por intermédio de dois monitores, completam a configuração veicular.

Imagem – Solaris Bus & Coach

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *