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Trólebus com baterias

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Trólebus com baterias
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Enquanto está conectado à rede aérea, o veículo recebe uma recarga elétrica de 500 kW. Assim, ele pode operar em rota onde não haja infraestrutura, por até 24 quilômetros

A empresa alemã Kiepe Electric, subsidiária da Knorr-Bremse AG, fechou contrato com duas cidades italianas para fornecer seu sistema IMC (In-Motion Charging) aos trólebus adquiridos. Em Milão, 30 unidades do Trollino 18 (articulado), produzidos pela marca polonesa Solaris Bus & Coach, renovarão a frota local do transporte coletivo, com o destaque de contribuir com a redução das emissões poluentes. Há, ainda, uma outra opção de compra para mais 50 unidades da tecnologia IMC.

Até 2030, a cidade quer ter 100% de seus trólebus equipados com a tecnologia do IMC (com um banco de baterias de alto desempenho). Enquanto está conectado à rede aérea, o veículo recebe uma recarga elétrica de 500 kW. Assim, ele pode operar em rota onde não haja infraestrutura, por até 24 quilômetros.

Trólebus com baterias

Outra cidade, Modena, com seu importante centro histórico, optou pela tecnologia visando reduzir o impacto visual negativo causado pela infraestrutura necessária ao trólebus. Com isso, oito veículos (modelo Trollino 12) poderão operar na referida região sem estarem conectados aos fios. Os ganhos ambientais, com certeza, poderão ser vistos ou sentidos com o maior uso de ônibus com tração limpa.

E o mercado da eletromobilidade no transporte coletivo urbano europeu anda bem movimentado. A capital polonesa Varsóvia também escolheu a fabricante Solaris para fornecer 130 novos ônibus articulados 100% elétricos (baterias). A operadora local Miejskie Zakłady Autobusowe w Warszawie (MZA) receberá seus veículos no ano que vem. Apoiado por fundos europeus de investimentos em tecnologias limpas, o negócio é um dos maiores já concretizados na Europa em termos de ônibus com tração elétrica.

Imagens - © ATM (Azienda Trasporti Milanesi)

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