Trólebus biarticulado

Lançado no ano passado, esse modelo de ônibus adota um visual renovado, com linhas modernas, que se harmonizam com o ambiente urbano. Sua tração é feita por dois motores elétricos de 160 kW de potência, cada um

Até o final do mês de novembro, a capital da Eslováquia, Bratislava, vem testando em seu sistema de transporte coletivo o trólebus biarticulado produzido pela marca polonesa Solaris Bus & Coach. Por meio da operadora local Dopravný Podnik Bratislava, o veículo, com 24 metros de comprimento, foi avaliado visando o aumento da capacidade de transporte em relação ao atuais ônibus articulados (com 18 metros de comprimento) em uso na cidade.

De acordo com a Solaris, o número de passageiros na linha 201, onde o seu modelo Trollino 24 foi operado, vem crescendo ano a ano, e por isso razão pela qual a operadora está planejando aumentar sua capacidade. Mais de 200 pessoas podem viajar a bordo do Trollino 24, o que o torna uma solução ideal para metrópoles com rotas onde o tráfego de passageiros é alto. Outras cidades eslovacas, como Prešov, Žilina e Banská Bystrica estão de olho na operação desse tipo de veículo para os seus sistemas de trólebus.

Trólebus biarticulado

Lançado no ano passado, esse modelo de ônibus adota um visual renovado, com linhas modernas, que se harmonizam com o ambiente urbano. Sua tração é feita por dois motores elétricos de 160 kW de potência, cada um, além do pacote de baterias Solaris High Power que podem ser recarregadas durante a operação, quando ele ainda está conectado à rede aérea. Com isso, o veículo pode ser utilizado em regiões onde não haja a infraestrutura de conexão, como em áreas históricas ou mais afastadas dos centros das cidades. “O trólebus Trollino 24 é absolutamente único, não só em termos de design, mas também quando se trata de tecnologia e capacidade de passageiros. Ele é equipado com uma série de soluções modernas que garantem a segurança de motoristas e passageiros, sem gerar gases de escape nocivos, sendo uma perfeita solução para operadoras modernas que priorizam a segurança e qualidade de vida dos moradores locais. Estou extremamente satisfeito que a operadora da capital se interessou pelo Trollino 24”, disse Lubomir Melichar, diretor-executivo da Solaris Eslováquia.

Além do piso baixo e de um salão de passageiros com espaço agradável, o Trollino 24 traz tecnologia de ponta, como os retrovisores compostos por câmeras e o sistema MobileyeShield+, com câmeras instaladas em alguns pontos da carroçaria, eliminando os pontos cegos e alertando o motorista quanto a ciclistas e pedestres próximos. Como se vê, o trólebus na Europa ainda mantém seu status de transporte ecologicamente correto e viável, proporcionando a mobilidade do século 21.

Imagens – Solaris Bus & Coach

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