Transporte sueco movido a gás e eletricidade

Os propulsores a gás natural atenderão a norma Euro VI e o modelo elétrico contará com baterias Solaris High Energy, de 200 kW, que impulsionarão as rodas elétricas integradas ao eixo traseiro

Enquanto o modal ônibus urbano no Brasil vive um momento de não evolução em virtude de muitos aspectos já mostrados neste espaço, o veículo e sua função continuam ganhando contornos de avanço em mercados do primeiro mundo, com um contexto ambiental e eficiente. O fato é que as novidades tecnológicas são ressaltadas bem longe daqui, o que nos faz aumentar o interesse em divulgar essa evolução.

Nesse sentido, a cidade sueca de Gävle encomendou à fabricante polonesa Solaris Bus & Coach 48 novos ônibus para a modernização de sua frota do transporte coletivo. Serão 24 unidades do modelo Urbino com 12 metros e outras 16 da versão articulada com 18 metros, todos equipados com motorização a gás natural, além de mais oito Urbino 12 com propulsão elétrica. Já a cidade de Hässleholm receberá duas unidades do Urbino 12 a gás natural.

Os propulsores a gás natural atenderão a norma Euro VI e o modelo elétrico contará com baterias Solaris High Energy, de 200 kW, que impulsionarão as rodas elétricas integradas ao eixo traseiro. A cooperação entre a montadora polonesa de ônibus e os operadores suecos data de 2003. Desde então, mais de 600 veículos já foram fornecidos ao mercado local, a grande maior de veículos com baixa ou nenhuma emissão poluente.

Imagem – Solaris Bus & Coach

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *