Transporte elétrico em Amsterdã

As unidades do Citeas SLFA 180 terão baterias de 288 kW, piso baixo e 47 poltronas, enquanto que o Citeas SLF 120 serão equipados com baterias de 216 kW, piso baixo e 31 poltronas.

A cidade holandesa de Amsterdã segue o exemplo de outras localidades europeias ao adotar em seu sistema de transporte público ônibus 100% elétricos a baterias. A operadora dos serviços locais GVB encomendou à fabricante VDL Bus & Coach 31 unidades do modelo Citeas Electric, sendo nove na versão com 12 metros de comprimento e outros 22 veículos articulados. Os   ônibus serão equipados com pantógrafo para recargas rápidas das baterias por meio da estação a ser implantada no terminal Sloterddijk. Eles também serão recarregados a noite, na garagem da transportadora.

Alexandra van Huffelen, diretora geral da GVB, disse que esse é o primeiro passo para tornar a frota de ônibus da operadora mais sustentável. “Tenho orgulho de nossos primeiros 31 ônibus elétricos da VDL estarem chegando agora. Como um operador de transporte urbano, dar esse passo significa que estamos contribuindo para um ar mais limpo em Amsterdã e a redução de nossas próprias emissões de CO2. Nos próximos anos, substituiremos toda a nossa frota de ônibus, cerca de 200 veículos, com ônibus de emissão zero que podemos usar para transportar nossos passageiros de forma confortável e limpa”, ressaltou.

Transporte elétrico em Amsterdã

As unidades do Citeas SLFA 180 terão baterias de 288 kW, piso baixo e 47 poltronas, enquanto que o Citeas SLF 120 serão equipados com baterias de 216 kW, piso baixo e 31 poltronas. Para a VDL, seus modelos de ônibus totalmente elétricos trazem muitas vantagens, como a redução das emissões poluentes e de ruídos, o que irá garantir um ambiente urbano mais agradável à cidade de Amsterdã. Além disso, a configuração dos modelos é ideal para a demanda de serviço pesado nas linhas onde serão utilizados. Todos os veículos terão sistema de monitoramento das baterias.

Imagens – Divulgação/VDL

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