Transmilenio com novos ônibus em suas vias

Os primeiros chassis (202 articulados e 134 biarticulados) começaram a ser entregues, renovando ainda mais a frota do sistema de Bogotá, Colômbia

A venda de 700 ônibus articulados e biarticulados para o consagrado sistema de transporte coletivo Transmilenio confirma a marca Volvo na liderança de mercado na América Latina. Os primeiros chassis (202 articulados e 134 biarticulados) começaram a ser entregues, renovando ainda mais a frota do sistema de Bogotá, Colômbia.

A montadora ressalta a alta tecnologia de conectividade presente nos veículos. Eles estão preparados para ativação do Controle Automático de Velocidade Volvo, um avançado sistema que usa a conectividade para limitar automaticamente a velocidade máxima do ônibus em pontos críticos de segurança. Os novos ônibus também possuem o Fleet Management, um sistema de monitoramento por telemetria em tempo real, que acessa dados de aceleração, frenagem, velocidade e consumo de combustível. Além disso, há a possibilidade da ativação do I-Coaching, uma espécie de treinador virtual de motoristas, que melhora a qualidade da operação do transporte. Isso permitirá uma gestão remota, com ganhos ao operador.

“Em Bogotá, fomos o primeiro fabricante a introduzir biarticulados, ainda em 2012 e temos larga experiência com esse tipo de veículo. Com essas novas entregas, mantemos nossa posição de um dos maiores fornecedores neste segmento. Nossos veículos se destacam por sua grande eficiência, segurança e produtividade”, disse André Marques, diretor geral da Volvo Buses Colômbia. Segundo a fabricante, seus biarticulados para Bogotá têm capacidade de carga superior em três toneladas do que os modelos de outras marcas.

Transmilenio com novos ônibus em suas vias

Marques ainda destacou que a oferta completa de serviços, com peças genuínas, atendimento qualificado, serviços conectados, planos de manutenção e treinamento de motoristas, representam um suporte ao cliente para que ele cumpra com sua tarefa operacional. “Temos um conjunto integrado de soluções de pós-vendas para atender as necessidades do cliente”, sintetizou.

A Volvo já forneceu mais de 2.400 chassis para o transporte coletivo de Bogotá, desde o ano de 2000. Sua relação com os operadores se dá pelo compartilhamento de importantes dados sobre a tecnologia e o desempenho dos veículos. Os 700 chassis possuem um exclusivo sistema de filtro de materiais particulados, o que, segundo a montadora, os torna muito mais limpos do que os veículos das gerações anteriores. Comparando com os veículos atuais da cidade (padrão Euro II), a redução chega a 96% em materiais particulados. Com essa tecnologia, os motores passam a emitir 4 mg/kWh em particulados. “A operação do Transmilenio é extremamente severa, com alta demanda. Isso requer tecnologias ambientais realmente comprovadas na realidade de Bogotá”, destacou Marques.

O Transmilenio possui 114,4 quilômetros de vias segregadas para os ônibus, em várias regiões da capital colombiana. São nove terminais e 11 pátios de garagens integrados e 143 estações. Cerca de 2,5 milhões de passageiros utilizam o sistema diariamente. Isso prova que o ônibus pode cumprir o papel de agente transportador para uma alta demanda de passageiros nos desafios da atual mobilidade urbana.

A revista AutoBus viajou até Bogotá a convite da Volvo Buses LA

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