Trações alternativas se destacaram em 2020 nos negócios da Iveco Bus

As versões a gás natural, com tração híbrida e 100% elétricas representaram mais de 77% do total produzido, com aumento de 17% em relação ao ano de 2019

A diversidade tecnológica de tração limpa na gama de ônibus da montadora Iveco Bus foi a responsável pela ampla produção de veículos da marca durante o ano passado. Um recorde em torno da mobilidade sustentável. As versões a gás natural, com tração híbrida e 100% elétricas representaram mais de 77% do total produzido, com aumento de 17% em relação ao ano de 2019. Os modelos com propulsor a gás natural foram os que apresentaram maior crescimento, sendo um a cada dois ônibus produzidos.

No tocante aos motores movidos com gás natural, a montadora ressalta que o combustível contribui na preservação dos recursos naturais, pois são 100% compatíveis com o biometano gerado pelos resíduos orgânicos. O gás natural, segundo ela, é particularmente atraente para enfrentar desafios ambientais em relação às emissões poluentes, sendo que o volume de material particulado expelido é quase zero e o de NOx (Óxido de nitrogênio) é reduzido em mais de um terço. Além disso, os níveis de ruído são reduzidos pela metade, proporcionando uma operação excepcionalmente tranquila para motoristas, passageiros e habitantes das cidades.

Trações alternativas se destacaram em 2020 nos negócios da Iveco Bus

Já a sua gama de veículos com tração elétrica, linhas híbridas e 100% elétricas – HYBRID, E-WAY e IN-MOTION-CHARGING (trólebus), tem a grande capacidade de promover um transporte sustentável, capaz de atender aos nichos operacionais conforme o mercado exige em termos de redução de poluentes. São tecnologias que vão de encontro ao transporte coletivo limpo, realizado em cidades compromissadas com o meio ambiente. Por exemplo, os ônibus elétricos a baterias E-WAY estão disponíveis com dois designs, quatro comprimentos (9,5 metros, 10,70 metros, 12 metros e 18 metros) e três modos de recarga elétrica – durante a noite na garagem, via por meio de pantógrafo ou recarga mista para atender às necessidades específicas de autonomia de cada cliente. No caso dos trólebus, a empresa oferece uma versão equipada com banco auxiliar de baterias, com recarga em movimento, enquanto operam sob cabos da rede aérea. Com isso, é capaz de ter autonomia entre 25% a 40% em sua rota sem a necessidade da rede.

Trações alternativas se destacaram em 2020 nos negócios da Iveco Bus

“Em um contexto em que a qualidade do ar, a proteção climática e a saúde pública estão no centro das preocupações globais, temos o prazer de poder oferecer uma gama de veículos limpos que agora enfrentam todos os desafios do transporte público e confirmam que a transição energética é mais do que nunca uma realidade para nós”, disse Stéphane Espinasse, líder da marca Iveco Bus.

Imagens – Divulgação

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