Tração elétrica

Depois de disponibilizar o eixo portal elétrico AVE AxTrax como acionamento elétrico para ônibus, a ZF oferece seu segundo produto da linha de eletrificação do transporte público

A ZF, empresa global de tecnologia, anunciou recentemente o início da produção em série do sistema de tração central elétrico CeTrax no terceiro trimestre deste ano. O lançamento inicial será em parceria com a montadora de ônibus Solaris no modelo Urbino 15 LE elétrico. Depois de disponibilizar o eixo portal elétrico AVE AxTrax como acionamento elétrico para ônibus, agora é a vez de seu segundo produto da linha de eletrificação do transporte público.

De acordo com a fabricante, o design do inversor é baseado em um conceito plug-and-drive, que une em um único módulo compacto, um motor elétrico, uma transmissão de dentes retos de uma velocidade com dois estágios com diferencial, bloqueio de estacionamento, carcaça, unidade de arrefecimento, assim como unidade eletrônica e software de controle. A ZF ressalta que o CeTrax pode ser facilmente instalado em veículos com um layout de driveline convencional. É, portanto, adequado para o desenvolvimento de novos veículos, bem como para a modernização de plataformas existentes. “O início da produção em série do sistema de tração central elétrico para ônibus ilustra o pioneirismo que a ZF possui na eletrificação. O CeTrax é outro elemento na construção do caminho para um transporte público livre de emissões, que a ZF suporta com o melhor da sua competência”, diz Dr. Andreas Grossl, responsável pelos sistemas de eixos e transmissão para ônibus na ZF.

Outro detalhe destacado pela marca é a escolha pela montadora polonesa de ônibus Solaris, que, convencida das inúmeras vantagens do produto, adotará a tecnologia em seu novo modelo de ônibus elétrico Urbino 15 LE.

Imagem – Divulgação

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