Tendência de mercado

Os nove novos ônibus contam com chassis Mercedes-Benz OF 1721L, equipados com suspensão pneumática, catraca de três braços na porta dianteira, dentre outros itens

A situação econômica dos serviços de ônibus urbanos no Brasil leva em consideração muitos aspectos que influem diretamente na eficiência operacional, algo tão buscado pelos transportadores. Para atender esse quesito, a encarroçadora gaúcha NEOBUS produziu recentemente seu modelo de carroçaria urbana New MEGA dotado de uma versão com portas extras, instaladas no lado esquerdo do veículo. A razão para isso, segundo a empresa, é a adequação à demanda variável de passageiros ao  longo do dia no transporte urbano. Havendo a necessidade ou a permissão do gestor do transporte, esse veículo poderá ser utilizado em corredores e terminais com plataformas altas de embarque e desembarque.

Tendência de mercado

O modelo fornecido para a Auto Viação Santo Angelo, de Curitiba, PR, tem 13,35 metros de comprimento, chassi Mercedes-Benz OF 1721L, altura externa de 3.475mm, altura interna de 2.120mm, podendo transportar 76 passageiros, sendo 27 sentados em poltronas City e 49 em pé. Conta com cinco portas (três do lado direito, com embarque por escada, e duas do lado esquerdo, com embarque a nível com rampas automáticas), além de elevador escada na porta central do lado direito. “Projetamos um ônibus que cria uma nova tendência e que pode se adequar à demanda variável de usuários ao longo do dia no transporte urbano. Em momentos de menor demanda, o operador opta por colocar em operação usando somente as portas do lado direito, com embarque por escada. Havendo necessidade de utilizar somente as plataformas, o embarque e desembarque são feitos pelas portas em nível do lado esquerdo. Em momentos de maior demanda, utilizam-se as cinco portas”, disse João Paulo Ledur, diretor da NEOBUS.

Os nove novos ônibus contam com chassis Mercedes-Benz OF 1721L, equipados com suspensão pneumática, catraca de três braços na porta dianteira, anunciador de voz nas portas e itinerários eletrônicos dianteiro e lateral, entre as portas do lado esquerdo.

Imagens – Gleson Mello da Costa

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