Tecnologia de recarga e tração

A evolução em direção ao ônibus elétrico faz com que novos desenvolvimentos cheguem cada vez mais rápido ao mercado do transporte coletivo urbano

Tecnologia 

Duas importantes empresas desenvolvedoras de sistemas de recarga e tração elétrica na Europa anunciaram recentemente novos negócios junto à eletromobilidade. Em parceria com a Tower Transit, operadora de ônibus em Londres e parte do SeaLink Travel Group, a Siemens Smart Infrastructure forneceu a infraestrutura de recarga para 37 novos ônibus totalmente elétricos, com dois pavimentos. A garagem do bairro de Westbourne Park, na Great Western Road, é a primeira da operadora em Londres, incorporando rotas totalmente elétricas com infraestrutura de energia, manutenção e instalações de carregamento.

A conversão da garagem de Westbourne Park faz parte dos planos da capital inglesa, visando o estabelecimento de um transporte mais verde e limpo para todos os londrinos. Os ônibus elétricos Metrodecker (EVs) operados pela Tower Transit deixarão de emitir mais de 1.800 toneladas de emissões de gases de efeito estufa a cada ano.

A infraestrutura de recarga que a Siemens forneceu compreende as unidades AC e DC Sicharge (AC22 & UC200), fornecendo uma potência total de carregamento de 2 megawatts. Os ônibus são recarregados principalmente durante a noite ou durante os intervalos operacionais por meio dos sistemas AC22s. Já as unidades de carregamento UC200 DC, de alta potência, fornecem carregamento rápido, com transferência de energia três vezes mais rápida, em comparação com a tecnologia de carregamento CA, para que os veículos possam ser recarregados durante períodos mais curtos de tempo de paradas curtas.

Tecnologia de recarga e tração

Samuel Ribeiro, chefe de Gabinete da Tower Transit, disse que, como parte de um grupo global de transporte, a operadora está comprometida em fornecer soluções de transporte seguras, sustentáveis e inovadoras, que incluem ônibus elétricos na Austrália, e o recente estabelecimento do primeiro consórcio de ônibus a hidrogênio do mundo. “Temos o prazer de trabalhar em conjunto com a Siemens para entregar este importante projeto para a Tower Transit e o SeaLink Travel Group, alinhando-se com os melhores parceiros do setor para mostrar nossas capacidades inovadoras e orientadas a resultados com a introdução de 37 ônibus de emissão zero em nossa frota e apoiando a TfL para melhorar a qualidade do ar em Londres”, observou.

Já na Alemanha, a Kiepe Electric fechou contrato com a cidade de Soligen para o fornecimento de sua tecnologia IMC à 16 novos trólebus (Solaris de 12 metros de comprimento) equipados com tração extra feita por baterias. Por meio da operadora do transporte coletivo local Stadtwerke Solingen (SWS), os veículos poderão ser utilizados em rotas onde não há a rede aérea (até 30 km de autonomia). A recarga elétrica das baterias se dá quando o ônibus está conectado à rede aérea. De acordo com a SWS, a tecnologia do IMC® é muito confiável para o modelo de transporte público livre de poluentes. A cidade de Solingen pretende expandir ainda mais sua participação no transporte elétrico, ampliando a utilização dos trólebus em sua mobilidade coletiva. “Escolhemos a Kiepe Electric como fornecedora dos equipamentos elétricos para este projeto, altamente específico e inovador, porque o sistema IMC® permite que os ônibus sejam usados em serviço regular tanto nas rotas com infraestrutura, como em áreas onde não haja rede aérea”, disse Conrad Troullier, chefe da SWS.

Solingen e sua operadora de transporte coletivo também estão negociando com a Kiepe Electric e a Solaris para o fornecimento de mais 16 trólebus articulados (Solaris Trollino 18) equipados com a tecnologia IMC500. De acordo com a fabricante, seu sistema de recarga em movimento (IMC®) destaca-se, particularmente, em termos de versatilidade, uma vez que as linhas operadas com ônibus a diesel podem ser convertidas em operação totalmente elétrica.

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