Soluções Mercedes-Benz para o transporte

Durante o 33º Seminário Nacional da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) a montadora ressaltou seu posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”

A montadora Mercedes-Benz destacou no 33º Seminário Nacional da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) o seu conceito para ônibus, com base no posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”. A fabricante expôs o seu maior modelo de chassi urbano, o superarticulado O 500 UDA, com capacidade para 180 passageiros, equipado com sistema de recuperação de energia elétrica (RKM).

Sua tecnologia RKM tem a vocação de aproveitar a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, armazenando-a em supercapacitores, que atuam de modo autônomo, para ser utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus.

De acordo com a fabricante, seu modelo superarticulado é reconhecido pelo alto padrão de qualidade, conforto e segurança para o motorista e os passageiros, com destaque para itens como suspensão pneumática integral, suspensão controlada eletronicamente, com ajoelhamento bi-lateral, freios a disco em todas as rodas, freios ABS + ASR, exclusivo freio-motor adicional Top Brake, sistema de desligamento automático do motor (EIS), painel com indicação de consumo e faixa verde variável (Econômetro) e como itens opcionais o sistema de recuperação de energia (RKM), tacógrafo digital e volante multifuncional com teclas. “O desenvolvimento das grandes cidades e a necessidade cada vez maior de uma mobilidade urbana rápida e eficiente impulsionam a implantação de um sistema de transporte público que atenda a crescente demanda da população. Nesse sentido, o BRT (Bus Rapid Transit) se mostra como uma solução bastante interessante, assim como corredores e faixas exclusivas”, resaltou Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Em termos de combustíveis alternativos ao tradicional diesel, a marca da estrela acredita que o Brasil é rico na oferta de produtos de origem vegetal e gordura animal, criando possibilidades para a produção de biocombustíveis como o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil ou Óleo Vegetal Hidrotratado). “Sabemos que o diesel, por sua tradição histórica e as grandes reservas existentes, é o combustível mais usado no Brasil e no mundo. Mas temos que investir em outras alternativas e o biocombustível de 2ª geração é um caminho a ser percorrido e bastante interessante. Mas, para que isso aconteça, é necessário torná-lo economicamente viável no País”, explicou Barbosa.

Em relação aos negócios, a Mercedes-Benz irá fornecer para a capital paulista mais 1.600 chassis urbanos para um grupo de operadores do sistema local de transporte.

Imagem – Revista AutoBus

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