X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Selo SESI ODS para a Princesa dos Campos

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Selo SESI ODS para a Princesa dos Campos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A transportadora paranaense ressaltou que, dentre os resultados obtidos com o Plano de Controle Ambiental, estão a redução de 90% do consumo de água na higienização e lavagem da frota

O Selo de Empresa Comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conferido pelo SESI, representa o reconhecimento às empresas que promovem as melhores práticas em suas governanças. E o Expresso Princesa dos Campos, operadora rodoviária de passageiros, foi agraciada com o prêmio por ter em sua administração o  Plano de Controle Ambiental, projeto que tem como objetivo orientar, formar, controlar,        monitorar, fazer o gerenciamento e dar a destinação adequada a todos os resíduos - perigosos ou não - gerados pelas operações logísticas.

Florisvaldo Hudinik, diretor-presidente da Princesa dos Campos, comentou que foi a primeira vez que a transportadora participou do prêmio. “Ficamos surpresos com o resultado que alcançamos. Especificamente no segmento Grande Empresa, onde mais de 50 organizações apresentaram projetos de altíssima qualidade. Nossa classificação entre os cinco melhores indica que nosso trabalho é compreendido e bastante expressivo no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, avaliou.

Ainda, de acordo com a empresa, o Plano está diretamente ligado aos princípios do 4RD (Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Destinar Adequadamente) adaptando-se aos princípios dos 3R’s do Programa Desperdício Zero do Estado do Paraná. “Dentro do conceito de sustentabilidade e buscando a minimização dos impactos ambientais, a Princesa dos Campos vem investindo cada vez mais na sua frota, priorizando carros com  motorização menos poluente”, disse Hudinik.

As atividades da Princesa dos Campos estão ligadas ao transporte de passageiros e encomendas e exigem grande consumo de água, pneus e produtos como óleo e filtros, além de peças, componentes e acessórios dos veículos. Papeis, plásticos, papelão e ferro são outros resíduos decorrentes das operações da empresa. Angela Niedvieski, responsável pelo Setor Ambiental da operadora, comentou que o Plano de Controle Ambiental reúne todas as ações de redução dos impactos ambientais da empresa, conseguindo ainda fazer a mensuração de tudo que é gerado e a posterior gestão desses materiais. Uma iniciativa que adotamos, por exemplo, foi a aquisição e utilização do opacímetro, que mede a emissão de fumaça preta pelos veículos”, explicou Angela.

Seu colega de empresa, o gerente de manutenção Raphael Collares, concorda que o opacímetro é uma ferramenta de medição bastante importante para indicar a necessidade ou não de manutenção dos veículos. “A empresa tem uma instrução de trabalho que indica os limites máximos de emissão de fumaça preta de cada modelo de veículo e, caso algum ultrapasse este limites durante as medições, é realizada a análise dos itens que podem ocasionar o problema, como unidades injetoras, bicos injetores, filtro de ar, turbina, intercooler e sistemas de arrefecimento. Caso seja encontrada alguma irregularidade em algum item, este será substituído e realizada uma nova medição com o opacímetro. Caso os valores encontrados estejam dentro do especificado, o veículo será liberado para a operação”, esclareceu.

A transportadora paranaense ressaltou que, dentre os resultados obtidos com o Plano de Controle Ambiental, estão a redução de 90% do consumo de água na higienização e lavagem dos veículos da frota, por intermédio da implantação de um sistema que permite o tratamento para reúso da água e controle do descarte de efluentes dentro dos padrões exigidos pelos órgãos ambientais. Também é feita a destinação ambientalmente correta de 100% dos resíduos perigosos e não perigosos.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Selo SESI ODS para a Princesa dos Campos

Enviando Comentário Fechar :/