Segunda vida para as baterias

O projeto intitulado "Second Life ESS" tem o objetivo de criar um sistema piloto para armazenar energia elétrica baseada em baterias de ônibus aposentadas

Uma grande preocupação ambiental é o que fazer com as baterias utilizadas nos ônibus elétricos após sua vida útil no veículo. Para responder isso, algumas empresas já se adiantam em oferecer condições ideais e ecologicamente corre-tas à esse fim, como é o caso do consórcio composto pela fabricante polonesa de ônibus Solaris Bus & Coach, Impact Clean Power Technology S.A. e TAURON Polska Energia, que implementarão o projeto intitulado “Second Life ESS” com o objetivo de criar um sistema piloto para armazenar energia elétrica baseada em baterias de ônibus aposentadas. Tal projeto está sendo co-financiado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (NCBiR), na Polônia.

De acordo com a Solaris, a visão do projeto é utilizar as células de íons de lítio cujos parâmetros não são mais ideais quando trata-se de fornecer energia aos veículos. Porém, graças à sua integração em sistemas de armazenamento de energia, eles pode ganhar uma segunda vida, combinando a geração de energia a partir de fontes convencionais e renováveis com o seu armazenamento e fornecimento para o cliente final. “Com o tempo e como resultado de sua operação, as baterias esgotam sua capacidade. Simplificando, pode-se supor que uma bateria atinja sua vida útil em um ônibus elétrico uma vez que sua capacidade cai abaixo de 80% de seu valor original. No entanto, ainda pode servir como uma excelente forma de energia elétrica, como armazenamento em aplicações estacionárias. Daí a ideia para o projeto de bateria de segunda vida que vamos implementar em cooperação com a TAURON e o Impacto”, explicou Łukasz Chełchowski, diretor do Escritório de Desenvolvimento da Solaris.

Outra parceria, entre a empresa Li-Cycle Corp. (Li-Cycle), considerada a maior em termos de reciclagem de baterias de lítio da América do Norte, e a fabricante de ônibus New Flyer Industries Canada ULC e New Flyer of America Inc., subsidiárias da NFI Group Inc., darão início ao processo que visa o destino correto às baterias. A New Flyer forneceu à Li-Cycle 45 módulos de bateria de lítio já no fim da vida (usados para pesquisa e desenvolvimento) totalizando 3.200 libras, que serão processadas na instalação Spoke da Li-Cycle e transformadas em massa negra, um termo da indústria para uma mistura de lítio, níquel, cobalto e cobre. O Hub da Li-Cycle processa massa negra para produzir materiais importantes à bateria a partir de fontes recicladas, bem como outros materiais reciclados que podem ser devolvidos à economia.

Segundo a empresa Li-Cycle, as baterias de lítio apresentam um ciclo quase impossível de reciclagem, criando resíduos perigosos e a perda de materiais valiosos e finitos. Historicamente, muitas foram descartadas em aterros ou parcialmente recicladas por meio de processos que têm apenas uma taxa média de recuperação na casa dos 40%. No entanto, esses métodos são ineficientes e levam à decadência ambiental, recursos desperdiçados e têm um impacto negativo em uma visão ambientalmente amigável da eletrificação. As tecnologias utilizadas, Spoke & Hub da Li-Cycle, proporcionam um processo de baixo custo, seguro e ecologicamente correto que pode reciclar todos os tipos de baterias de lítio, com uma taxa de recuperação de cerca de 95% de todos os materiais.

Imagem – Solaris Bus & Coach

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