Renovação de ônibus curitibanos com Volvo

O transporte coletivo curitibano movimenta 1,23 milhão de pessoas, em mais de 14,1 mil viagens diárias, com um sistema dividido entre 254 linhas, tendo uma frota com 1.250 ônibus que percorrem uma média diária 273 mil quilômetros

Como é de praxe, a Volvo Buses Latin America entregou recentemente 40 novos ônibus para o transporte coletivo da capital paranaense Curitiba. O negócio envolveu seis chassis do modelo biarticulado, 13 articulados, 16 Padron e cinco convencionais. Eles são dos modelos B340M biarticulado, B340M articulado, B250R Padron e B270F convencional. A montadora destaca que os veículos pesados (biarticulados, articulados e Padron) contam com itens como sistema de freios eletrônicos à disco e ABS, controle eletrônico de aceleração, sistema automático de nivelamento da suspensão a ar, entre outros.

Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America, disse que a marca volta a ter total hegemonia nos biarticulados, um veículo da qual é líder absoluta na cidade e no mercado. “Além disso, tivemos entregas expressivas em todo o segmento de veículos pesados, que inclui também articulados e ônibus Padron. E, os chassis pesados Volvo estão também habilitados para ativação do Controle Automático de Velocidade, sistema que utiliza conectividade GPS para reduzir automaticamente a velocidade dos ônibus em áreas críticas como terminais, perto de escolas ou hospitais. No ano da implantação (2018), essa tecnologia teve importante contribuição para a redução de 50% nas colisões no eixo norte do BRT da capital paranaense, comparando com o ano anterior”, observou o executivo.

O transporte coletivo curitibano movimenta 1,23 milhão de pessoas, em mais de 14,1 mil viagens diárias, com um sistema dividido entre 254 linhas, tendo uma frota com 1.250 ônibus que percorrem uma média diária 273 mil quilômetros. Curitiba apresentou ao mundo o conceito do BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), que utiliza ônibus em corredores exclusivos, com embarques em nível e bilhetagem pré-paga para dar mais fluidez ao transporte coletivo de passageiros. Surgido na cidade nos anos 70, o sistema inspirou diversas outras metrópoles ao redor do mundo, especialmente na América Latina. No início da última década, no entanto, diversos fatores vinham limitando a renovação da frota, o que foi revertido nos últimos anos. “Como parceiros desde o início do BRT ficamos muito felizes por a cidade ter voltado a investir em ônibus novos, seguros e de qualidade”, disse Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.

Imagem – Volvo Buses LA

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