Provedores de tecnologia

Montadoras e encarroçadores ganham status muito além do produto

Por José Carlos Secco 

O ônibus como produto não foi o principal destaque dos principais expositores na Busworld Europe 2019, encerrada no último dia 23 de outubro, em Bruxelas, Bélgica. Muitos novos modelos foram lançados e/ou apresentados, mas o discurso dos fabricantes se concentrou nas suas novas tecnologias (e as vantagens oferecidas) para uma solução completa de mobilidade.

Os fabricantes não mais “apenas” produzem ônibus. Mudaram de patamar. São os desenvolvedores da tecnologia que vai mudar a realidade da mobilidade urbana mundial. Cada um com a sua própria tecnologia de powertrain de eletrificação ou hibridização. Todos criaram empresas específicas e focadas na inovação ou se associaram com outras para não dependerem de nenhum fabricante de bateria ou motorização (unidade de potência ou gerador de força). E todos oferecem a melhor solução e o melhor produto.

Provedores de tecnologia

Todas as grandes empresas do setor apresentaram seus modelos 100% elétricos, híbridos, plug-in e recarregáveis em rede externa, mas os produtos foram apresentados como parte de um “pacote” muito maior e mais complexo que vai direcionar toda a mobilidade urbana do futuro. O cliente não vai mais comprar ônibus apenas. Ele vai receber um pacote completo no qual o ônibus é apenas um dos diferentes componentes (não o mais importante). Gestão da frota, tecnologias das baterias elétricas, gerenciamento total dos veículos, arquitetura de toda a infraestrutura necessária para atender o cliente, como comprimento da linha, volume de passageiros, requisitos de energia, para tornar o transporte coletivo urbano uma experiência muito mais agradável, confortável, eficiente, rápida e sustentável, com zero ou quase zero emissão.

Um a um dos fabricantes destacaram suas vantagens e porque suas tecnologias são as melhores e mais indicadas para o mercado, a mobilidade e a sustentabilidade das cidades. Mas nenhum apresentou elementos suficientes para que houvesse a possibilidade de comparações. A “briga” foi mostrar o quanto as novas tecnologias permitiam baterias menores, mais leves e com recarga mais rápida.

Provedores de tecnologia

Os potenciais clientes também ganharam importância e relevância decisória. Não são mais apenas os operadores de transporte, mas sim os governos de cada cidade ou região. Por envolver muito mais do que um produto e estar diretamente ligada à sustentabilidade, à preservação ambiental e à qualidade de vidas nas cidades, os governantes estão “assumindo” o controle e são eles que vão decidir sobre qual solução a ser aplicada em sua cidade. Com isso, o poder de negociação cresceu, assim como o tamanho das contas a serem atendidas. Uma vez escolhida determinada solução de um fabricante, toda a estrutura de transporte daquela cidade será desenhada para atender aquela arquitetura, o que envolverá muito mais do que somente o ônibus (quer ele seja elétrico, híbrido, a combustão ou qualquer outra forma de propulsão).

Provedores de tecnologia

A realidade que está sendo proposta é completamente diferente do que vimos até hoje. Os novos ônibus eletrificados (mesmo híbridos) demandam tanta tecnologia de infraestrutura como de aplicativos e gestão. E os fabricantes querem participar de tudo isso ativamente. Para cada cidade, cliente ou sistema, uma solução sob medida, desde a tecnologia de propulsão até a infraestrutura viária, passando até pelo descarte ou reaproveitamento dos veículos no futuro.

O novo cenário da indústria mundial do ônibus (a mais representativa na área de transporte urbano de massa) ainda terá muitos capítulos e deverá mudar muito, em velocidade cada vez maior. Será necessário acompanhar os próximos passos para se entender realmente para que lado tenderá e seguirá. Enquanto isso não se cristaliza, vários fabricantes anunciaram contratos de fornecimento para cidades da França, Bélgica, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, entre muitos outros. Cada um adotando uma tecnologia e solução diferente que não envolve apenas a entrega de veículos.

Imagens – José Carlos Secco

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