Projeto piloto paulistano

A BYD enfatiza que os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa.

O sistema paulistano de ônibus urbanos lançou há poucos dias um projeto  piloto para a operação de ônibus elétrico 100% a baterias. Ao todo serão 15 unidades do modelo de chassi D9W com motorização elétrica fabricado pela marca BYD. Os veículos possuem capacidade para transportar 29 pessoas sentadas e 51 em pé, incluindo espaço para cadeirante. Contam ainda com bateria de ferro-lítio e a autonomia é de 250 quilômetros. Os três primeiros veículos que irão compor o projeto já estão na garagem da Transwolff, transportadora do subsistema local, que atua na zona sul de São Paulo, escolhida para a operação inovadora.

De acordo com o vice-presidente de Vendas da BYD Brasil, Wilson Pereira, os esforços da BYD no mercado da América do Sul estão dando resultado. “Nossas entregas recentes, não apenas no mercado brasileiro, mas também no chileno, fizeram da BYD a líder no setor de ônibus elétricos na América do Sul”, ressaltou ele. O Chassis BYD D9W é utilizado para aplicação em carroçarias com até 13,2 metros de comprimento. Conta com dois motores BYD-2912TZ-XY-A, de 150 KW, (402 cv de potência) integrados nas rodas do eixo traseiro,  contando ainda com um módulo de controle eletrônico de tração.

A BYD enfatiza que os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada veículo em operação urbana reduz cerca de 1,8 toneladas de CO2 equivalentes, o que representa o plantio de mais de 11 árvores ao ano, além de evitar a emissão local de 118,814 kg de NOx (óxido de nitrogênio) e 1,152 kg de material particulado.

Imagem – Divulgação

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