Projeto nacional

Parceria entre as empresas brasileiras Eletra, Moura e a norte-americana Xalt, quer desenvolver novos modelos de ônibus elétricos e com tração híbrida no Brasil. É a eletromobilidade dando mais um passo por aqui

A tradicional fabricante brasileira de baterias, a Moura, resolveu investir no desenvolvimento e produção de novos modelos feitos com lítio. Seu início nesse novo mercado e o pioneirismo no nascente mercado de eletrificação veicular do Brasil, terá, por meio do intercâmbio tecnológico com os norte-americanos, o uso de sua expertise de mais de seis décadas para realizar a adaptação dos produtos fabricados pela Xalt Energy para viabilizar a produção nacional.

De acordo com informações, a direção da Moura acertou com a Xalt não só a importação inicial, mas também conta com um acordo de transferência tecnológica para futura produção no País. Nessa primeira etapa, as baterias produzidas nos EUA serão adaptadas pela Moura para as condições brasileiras. As baterias de lítio equiparão dois protótipos de ônibus que estão sendo desenvolvidos pela Eletra. Elas são configuradas para veículos pesados de grande porte (ônibus e caminhões, além de navios e locomotivas ferroviárias), apresentando alta densidade energética e um sistema de gerenciamento e controle eletrônico, o Battery Management System (BMS). Pelo BMS é feita toda a gestão das baterias: desde o estado de carga, determinação da autonomia elétrica do veículo, até o suporte para o sistema de resfriamento das baterias, promovendo segurança na operação.

A ELETRA destacou que os grandes diferenciais de sua tecnologia são: a padronização do sistema de tração elétrica dos modelos (híbridos e elétricos puro) e a flexibilidade para somar, isolar ou substituir fontes de energia distintas no mesmo ônibus, permitindo que um único ônibus elétrico possa operar e se ajustar as condições disponíveis de matriz energética.

“Em nosso Centro de Engenharia e juntamente com nosso parceiro tecnológico nacional, o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura, seremos responsáveis por avaliar o desempenho das baterias de acordo com nossas condições climáticas e a demanda por energia segundo o perfil de mobilidade das grandes cidades brasileiras. Além de disponibilizarmos nossa rede de distribuição, nosso know-how em logística reversa, assistência técnica, serviço de pós-venda e conexões com fornecedores de toda a cadeia produtiva de acumulação de energia no Brasil”, destacou o diretor geral da Divisão de Lítio e diretor de Logística e Suprimentos do Grupo Moura, Fernando Castelão.

Imagem – ELETRA (Ilustrativa)

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