Projetando o futuro

A futura instalação do Centro de La Elipa terá investimento de 90 milhões de euros e estará finalizada dentro de 18 meses

A capital espanhola quer ser uma referência na eletrificação do seu sistema de transporte coletivo. Para isso apresentou um ousado projeto de uma garagem de ônibus totalmente adequada com o objetivo. Por meio da EMT (Empresa Municipal de Transportes), a cidade de Madri terá o Centro de Operações de Ônibus, considerado neste momento o maior da Europa.

Projetando o futuro
Atualmente, a garagem é desta forma

Localizado no bairro de Elipa, a garagem será totalmente coberta, com um edifício com linhas arquitetônicas modernas e harmônicas com ambiente local, tendo painéis fotovoltaicos em todo o telhado (7.200), fossos para a passagem da luz natural, uma subestação elétrica de 40 MW, um jardim com 1.100 m², 300 estações de recarga (pantógrafos), nove compressores para abastecimento do gás natural e capacidade para 333 veículos. Tudo isso localizado em uma área de 40 mil m².

Projetando o futuro
Num futuro próximo, será assim

A futura instalação do Centro de La Elipa terá investimento de 90 milhões de euros e estará finalizada dentro de 18 meses. Atualmente, 332 ônibus operam na garagem, tendo 1.000 funcionários, dentre motoristas, mecânicos e administração. Esse indiscutível compromisso com o meio ambiente é uma das medidas do Plano de Qualidade do Ar da Cidade de Madri.

A nova garagem deixará de lado aquela velha marca imprimida nesse tipo de construção, permitindo uma valorização do entorno, com uma simbiose jamais vista no desenvolvimento urbano, além de proporcionar um ambiente de trabalho em total equilíbrio.

Imagens – Divulgação EMT

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *