Por um transporte livre do contágio

Para divulgar tal ação, a parceria produziu um vídeo explicativo, de aproximadamente quatro minutos de duração, que compila as 12 diretrizes que compõem o protocolo, como demarcação de assentos, etc

Neste momento, a busca por soluções que visam reduzir o contágio do novo coronavírus tem sido uma constante em todos os segmentos da sociedade. Com o transporte de passageiros não é diferente. A Prefeitura de Guarulhos e Guarupass (entidade que congrega as operadoras de ônibus urbanos da cidade paulista) acabam de ser lançar o protocolo oficial de segurança, higienização e assepsia para o transporte público local. A iniciativa de adotar o sistema é inédita na região metropolitana de São Paulo, reforçando o pioneirismo no combate à pandemia do COVID-19. Ainda no mês de abril, Guarulhos foi o primeiro município do estado a exigir o uso de máscaras de proteção nos ônibus.

Para divulgar tal ação, a parceria produziu um vídeo explicativo, de aproximadamente quatro minutos de duração, que compila as 12 diretrizes que compõem o protocolo, como demarcação de assentos, determinações de distanciamento social e a utilização dos aplicativos de compra de crédito (Guarupag e CittaMobi). Já em processo de aplicação, as medidas também estão reunidas em uma cartilha distribuída às empresas concessionárias e trabalhadores do sistema de transporte de Guarulhos. “Continuamos incentivando as orientações da Organização Mundial da Saúde e que todos utilizem, ao máximo, os meios remotos para recargas, contribuindo para o isolamento social. No entanto, nos adequamos e estabelecemos os processos necessários para atender as necessidades da população e garantir a saúde e segurança de todos”, reforça Márcio Pacheco, diretor executivo da Guarupass.

1 – Manutenção constante das janelas dos ônibus abertas para renovação do ar;

2 – Limpeza e higienização dos ônibus nas garagens;

3 – Limpeza e higienização dos ônibus nos terminais;

4 – Limpeza e higienização dos terminais (2x ao dia);

5 – Aplicativo de compra de crédito (Guarupag e Cittamobi);

6 – Aplicativo Cittamobi com informações de rota e tempo de espera dos ônibus para evitar aglomerações nos pontos de parada;

7 – Máscara obrigatória para o embarque nos ônibus da cidade; adesivos afixados em todos os ônibus;

8 – Diversas campanhas online de prevenção (sites da Guarupass e Prefeitura);

9 – Manual online de prevenção e comportamento para profissionais do transporte e loja de atendimento Guarupass e terminais;

10 – Renovação dos cartões / recadastramento suspensa;

11 – Loja de atendimento Guarupass e terminais 100% adaptadas com todos equipamentos de segurança para os usuários do transporte e colaboradores:

a – Divisórias em acrílico;

b – Entrega de máscaras aos colaboradores;

c – Marcação de distanciamento no solo;

d – Totem com álcool em gel;

e – Obrigatório uso de mascaras para atendimento;

f – Demarcação de assentos respeitando o espaçamento social;

g – Agendamento de horário para atendimento.

12 – Horário de atendimento do call center e chat estendidos.

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