Por um ar-condicionado mais limpo

De acordo com a Marcopolo, seu novo recurso possui um dispositivo de luz ultravioleta integrado ao sistema convencional de circulação de ar do equipamento, podendo promover a biossegurança no transporte coletivo

Dando prosseguimento às iniciativas que visam o desenvolvimento imediato de soluções para a preservação da saúde e segurança dos usuários do transporte coletivo, a encarroçadora gaúcha Marcopolo, em parceria com a Valeo Thermal Bus Systems, desenvolveu um sistema de ar-condicionado com luz ultravioleta para ônibus que possui ação antimicrobiana auxiliando na desinfecção e na qualidade do ar em circulação nos veículos da marca. A meta é promover a retomada do segmento de transporte coletivo, fortemente impactado em razão da pandemia de Covid-19.

De acordo com a fabricante de carroçarias, seu novo recurso possui um dispositivo de luz ultravioleta integrado ao sistema convencional de circulação de ar do equipamento, podendo promover a biossegurança no transporte coletivo. Em linhas gerais, a radiação UV-C emitida, devido à sua potência e ação antimicrobiana, promove a desinfecção do ar e superfícies do aparelho, sendo eficaz na inativação do material genético de vírus e células bacterianas esporuladas, que possuem maior resistência inata em relação a diversos agentes infecciosos virais envelopados, algumas mais resistentes do que o novo coronavírus. “Mesmo considerando o baixo poder de penetração da luz UV-C, sua ação tem aplicação na destruição de micro-organismos suspensos no ar e na inativação de parte destes em superfícies e objetos. A sustentação da eficácia da radiação também está diretamente ligada às condições ambientais, grau de sujidade, matéria orgânica e inorgânica, e da higienização do interior do ônibus”, observou Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo.

Em termos comerciais, o novo sistema de ar-condicionado com luz UV-C, cujas lâmpadas têm vida útil de aproximadamente 8.000 horas, será vendido como um opcional com instrução de instalação no módulo do ar-condicionado. O equipamento estará disponível para clientes dos mercados brasileiro e internacional, tanto para ônibus novos quanto para veículos em operação, devendo ser realizada consulta de disponibilidade para cada modelo específico.

Segundo Resner, é importante destacar que, em uma análise preliminar da qualidade microbiológica do ar no interior do ônibus com o ar-condicionado ligado, há condições ótimas do ar (valor entre 15 UFC, na parte de trás, e 164UFC/45 minutos na parte próxima à porta de acesso). “Este resultado, se identificado em um ambiente crítico, como os serviços de saúde, seria comparável aos limites classificados como ótimos para enfermarias (0 a 450UFC/dm2/h)”, finalizou.

Imagem – Gelson Mello da Costa

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