Por que contratar competência, se você pode ter coerência?

No mercado de trabalho, é muito comum assistirmos pessoas sendo selecionadas por experiência e conhecimento, sendo este o principal diferencial

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Quando uma operadora de ônibus precisa contratar um motorista para transportar pessoas, ela buscará alguém com anos de experiência ou alguém que saiba conversar e respeitar as pessoas, além de ser pontual?

A resposta varia de acordo com a expectativa da empresa, pois, ao contratar competência, a empresa buscará experiência. Já ao contratar coerência, a empresa buscará alguém que se encaixe na sua cultura.

No mercado de trabalho, é muito comum assistirmos pessoas sendo selecionadas por experiência e conhecimento, sendo este o principal diferencial. Essas contratações, porém, costumam falhar no médio prazo, pois na maioria das vezes o contratado, que possui grande experiência em uma empresa ou segmento específico, tem dificuldade em se encaixar na nova cultura em que é inserido, acabando por não gerar o resultado esperado, sendo brevemente desligado.

A culpa por esse desligamento é do colaborador?

Não! Já diz o ditado que “as pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos” (Peter Drucker). Portanto, pessoas contratadas somente pelo conhecimento, não necessariamente, serão excelentes em seus cargos, afinal, nenhum trabalho é puramente técnico. O motorista não somente dirige. Mas, se a contratação tiver como foco principal o comportamento, pode-se treinar e melhorar as habilidades e competências, formando equipes com excelentes profissionais. Dessa forma, a empresa possuirá motoristas habilidosos não somente no volante, mas também no atendimento aos clientes!

Para se realizar um processo seletivo baseado em coerência, é muito importante ter clareza do que se espera desse novo colaborador. Para encontrar esta clareza, decifre quais são as quatro características principais que um colaborador deve ter para se adequar a sua equipe, cargo e empresa, encontre, portanto, os comportamentos adequados que tornem este colaborador excelente.

Quando tais características já estiverem alinhadas, encontre a missão deste cargo, tenha clareza sobre o papel fundamental deste colaborador e quais conquistas ele deve almejar como profissional.

Após as definições acima, já é possível saber o que buscar em um profissional para que ele esteja adequado às expectativas da empresa.

Outro fator muito importante neste momento, é o de verificar também se a empresa está alinhada com as expectativas do candidato. Comece entendendo quais são os quatro principais valores que a pessoa carrega com ela e se a empresa compartilha dos mesmos, entenda também quais as expectativas dessa pessoa e se a empresa possui condições de oferecer oportunidades para que essas expectativas sejam atingidas.

Para a contratação por coerência, algumas perguntas ajudam a direcionar o processo, como:

Quais das palavras abaixo são mais importantes para você?

Coloque os quatro valores da empresa misturados com as quatro outras palavras.

Qual a sua expectativa para daqui a um ano?

Deixe a pessoa livre para responder

Você gosta de…?

Faça uma pergunta direcionada

O que significa essa empresa para você?

Entenda se a pessoa quer trabalhar pelo salário ou porque se identifica com a empresa.

Como você acredita ser a empresa ideal para se trabalhar?

Verifique se a cultura organizacional esperada pelo candidato é a vivida pela empresa.

Ofereça um valor financeiro (geralmente duas vezes o salário) para que ele desista da vaga!

Não busque pessoas que estão concorrendo a uma vaga somente pelo salário no final do mês. Busque pessoas que queiram crescer e se desenvolver junto com a empresa.

Turnover custa caro, colaborador improdutivo, muito mais. Portanto, contrate coerência e terá os melhores, seja coerente e os manterá excelentes!

Por Cristiano Mantovanini – Palestrante e consultor empresarial

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