Planejando municípios sustentáveis

Do ponto de vista da infraestrutura de transportes e da mobilidade urbana, as cidades sustentáveis e inteligentes buscam alternativas como a integração modal, uso de combustíveis menos agressivos

Com objetivo de propor soluções voltadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica para os municípios de Curitiba e da Região Metropolitana, o ITTI, Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, apresentou há poucos dias o projeto Cidades e Metrópoles, tema concebido a partir de um alinhamento com a iniciativa Curitiba 2035, que engaja as sociedades civil e acadêmica a proporem soluções sustentáveis para o desenvolvimento da cidade a curto, médio e longo prazos.

O Projeto Curitiba 2035 é uma iniciativa da sociedade para a construção de diretrizes de longo prazo, que nortearão as políticas de desenvolvimento da cidade nos próximos 20 anos. De acordo com o ITTI, do ponto de vista da infraestrutura de transportes e da mobilidade urbana, as cidades sustentáveis e inteligentes buscam alternativas como a integração modal, uso de combustíveis menos agressivos, tecnologias voltadas à acessibilidade e gestão automatizada do território, assim como o ordenamento do espaço urbano de forma a congregar os diversos modos de transporte, de forma democrática e inclusiva.

Dentre os nove Comitês Temáticos envolvidos no referido projeto – Cidade da Educação e Conhecimento, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Qualidade de Vida, Segurança, Planejamento e Gestão Urbana, Meio Ambiente e Diversidade, Coexistência em uma Sociedade Global e Governança e Mobilidade e Transporte -, este último teve como propostas 132 ações, distribuídas em quatro grupos – gestão, infraestrutura, legislação e políticas públicas. “Observamos que muitas destas ações estão alinhadas com o trabalho do ITTI, e por isso temos a oportunidade de propor/desenvolver atividades que  possam contribuir com as ações propostas, seja parcial ou totalmente”, disse o professor dr. Roberto Gregório da Silva Jr, que é representante da UFPR (Universidade Federal do Paraná) no Comitê Temático Transporte e Mobilidade da iniciativa Curitiba 2035.

O ITTI possui uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da engenharia civil, engenharia cartográfica, engenharia ambiental, engenharia florestal, ciências biológicas, direito, administração, entre outros, com capacidade técnica e científica de permear os demais temas da iniciativa Curitiba 2035. Ainda, segundo o professor Gregório, o Projeto Curitiba 2035 visa definir diretrizes e ações para o desenvolvimento das cidades nas          próximas décadas. “Com a união de esforços entre universidades, setor empresarial, autoridades públicas e o terceiro setor, podemos alcançar um caso de sucesso de implantação de políticas de desenvolvimento que podem ser utilizadas em outras cidades”, afirmou.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *