Parceria para a eletromobilidade

Antes de escolher o VEDS, a fabricante de ônibus fez uma avaliação de todos os sistemas de acionamento elétrico disponíveis na Europa, chegando a conclusão que o modelo da Voith era o que apresentava melhor desempenho

Dois grandes nomes da indústria europeia de ônibus anunciaram recentemente uma parceria visando o mercado de veículos elétricos a bateria e com células a combustível (hidrogênio). A Voith Turbo e a fabricante irlandesa de ônibus Wrightbus se uniram para o fornecimento de ônibus com tração 100% limpa para sistemas de transporte urbano. A Voith disponibilizará seu sistema de acionamento elétrico Voith Electrical Drive System (VEDS) para a segunda geração de seus ônibus elétricos a bateria (BEV) e com células a combustível (FCEV) da empresa com sede da Irlanda do Norte. Ainda, em agosto de 2021, a marca entregará o primeiro dos 80 ônibus StreetDeck BEV (com dois pavimentos) equipados com a tecnologia para a Translink, a maior operadora de ônibus da Irlanda do Norte, que os utilizará no transporte público das cidades de Belfast e Derry.

Antes de escolher o VEDS, a fabricante de ônibus fez uma avaliação de todos os sistemas de acionamento elétrico disponíveis na Europa, chegando a conclusão que o modelo da Voith era o que apresentava melhor desempenho. “O fator limitante para os veículos movidos a bateria é a autonomia, o que significa que a eficiência do powertrain é uma variável decisiva para a operação no dia a dia. Isso é ainda mais crítico para os ônibus com dois pavimentos, que não podem ser equipados com muitas baterias em razão das significativas limitações de espaço e peso impostas em sua configuração”, explicou Brian Maybin, gerente de tecnologia avançada da Wrightbus.

Parceria para a eletromobilidade

De acordo com a Voith, o motor principal e o inversor do VEDS compõem um pacote perfeitamente coordenado que garante alta disponibilidade de potência e máxima autonomia, mesmo para padrões de operação com alto consumo. O sistema é baseado em um potente motor de ímãs permanentes resfriado a água com um inversor de alta eficiência. O acionamento não exige uma transmissão separada, o que favorece o consumo de energia, a autonomia e as emissões de ruído dos veículos. O sistema modular está disponível em diversas classes de potência, o que permite que ele seja utilizado em qualquer categoria de veículo, tendo uma potência máxima de 340 kW, sendo considerado um dos sistemas de tração para ônibus mais potentes do mercado.

A combinação entre todos os componentes do sistema, hardware (como motor elétrico, inversor de tração e distribuidor de alta tensão) até o software (controle do acionamento e sistemas de gestão de energia), traz a vantagem da confiabilidade e permite que o VEDS seja utilizado de maneira flexível em múltiplas plataformas, com sistemas de baterias de diversos fabricantes e trens de força de veículos elétricos com células a combustível.

Imagens – Wrightbus

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