Os novos ônibus elétricos da Transwolff

Inovação é um termo ressaltado pela transportadora ao investir R$ 29 milhões no conceito (veículos e sistema de recarga elétrica), com o pioneirismo no sistema local de transporte

Depois de um longo período de maturação entre a finalização do negócio e o início da operação, os 15 primeiros ônibus elétricos (100% a baterias) começaram a rodar recentemente no transporte coletivo paulistano. Os veículos, adquiridos pela operadora Transwolff, dão a largada ao projeto da cidade de São Paulo para substituir sua frota de ônibus movidos a diesel por tecnologias limpas.

Inovação é um termo ressaltado pela transportadora ao investir R$ 29 milhões no conceito (veículos e sistema de recarga elétrica), com o pioneirismo no sistema local de transporte. E, com a sua agenda progressista, apoiando a sustentabilidade ambiental no seu negócio, permite que se destaque no setor. José Nivaldo Azevedo, diretor de Relações Institucionais da Transwolff, comentou que a questão ambiental tem uma grande importância neste momento e que a empresa vê nisso a oportunidade para contribuir com a melhora da qualidade de vida e do meio ambiente. “Muito se fala em futuro. Mas, nós pensamos diferente. O presente é o que importa, por isso investimos nessa tecnologia, pois acreditamos nela e atendemos ao que a lei paulistana determina quanto a redução das emissões poluentes do sistema de ônibus”, disse Azevedo.

Os novos ônibus elétricos da Transwolff
Uma das três motoristas mulheres da Transwolff, Rutileia Carvalho

Os novos ônibus contam com o chassis BYD D9W, tendo dois motores elétricos com potência total de 150 KW, integrados às rodas do eixo traseiro, contando ainda com um módulo de controle eletrônico de tração, além do sistema de frenagem regenerativa e com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionando maior segurança ao veículo. As carroçarias são da marca Caio e Marcopolo. “Depois de um período de avaliação que demandou cinco meses, comprovamos que os veículos possuem desempenho apropriado para as nossas operações. A autonomia dos mesmos pode alcançar 240, 250 quilômetros”, observou o diretor da operadora.

Os 15 veículos começaram sua operação na linha 6030- 10 Unisa Campus 1 até o Terminal de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista. Trata-se de uma linha com uma topografia de características variadas, porém, há três pontos que irão exigir bastante dos ônibus. “É uma linha que atende todos os tipos de pessoas, em todas as camadas sociais. Temos uma expectativa que cada veículo transporte entre 800 e 900 passageiros por dia”, lembrou Azevedo.

Os novos ônibus elétricos da Transwolff

O grupo de motoristas selecionados para conduzirem os ônibus, dentre ele três mulheres, passou por um período de testes e conhecimento objetivando alcançar todo o desempenho operacional e os benefícios dessa nova modalidade de transporte. Pelo lado ambiental, a Transwolff revelou a sua preocupação com o uso de uma energia 100% limpa em seus ônibus. “Tivemos o cuidado de fazer um contrato com a fornecedora de energia elétrica para que a eletricidade fosse totalmente renovável, por meio do sistema fotovoltaico”, disse José Nivaldo.

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