Os novos ônibus do Transmilenio

Os veículos foram produzidos pela encarroçadora colombiana Superpolo, subsidiária da marca gaúcha Marcopolo. São duas versões, articulada e biarticulada, sobre chassis Volvo

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Tivemos acesso às imagens dos novos ônibus articulados e biarticulados que renovarão a frota do sistema colombiano Transmilenio, um dos mais importantes BRT´s do mundo.

Os veículos foram produzidos pela Superpolo e contam com diversas inovações, como poltronas instaladas nas laterais da carroçaria, permitindo assim melhor fluxo dos passageiros; câmeras de vigilância interna para um maior monitoramento das viagens; sistema de alarme acionado pelo condutor, comunicando-se diretamente com a gestão da operação e sensor de peso, que se ativa quando o veículo alcança o limite de capacidade de carga. As carroçarias são do modelo Gran Viale BRT S, com capacidade para 250 passageiros, na versão biarticulada, e 160 na articulada.

Os novos ônibus do Transmilenio

A montadora Volvo forneceu os chassis, modelo B340M, equipados com motores Euro V e filtos de particulados, aspecto que reduzirá a emissão de fumaça preta. Comparando com os ônibus atuais da cidade (padrão Euro II), a redução chega a 96% em materiais particulados. É a primeira vez na America Latina que haverá veículos equipados de fábrica com esta tecnologia. 

Os novos ônibus do Transmilenio

Ao todo são 700 chassis da marca que entrarão em operação ao longo deste ano, sendo 402 biarticulados e 298 articulados. Os veículos ainda contarão com os sistemas Fleet Management (permite monitoramento por telemetria em tempo real, acessando dados como aceleração, frenagem, velocidade, consumo de combustível etc.), I-coaching, algo como um treinador virtual de motoristas), e o Serviço de Controle de Velocidade por Conectividade (por meio de geolocalização, limita automaticamente a velocidade máxima do ônibus em pontos críticos de segurança – próximo a escolas, dentro de terminais etc).

Imagens gentilmente cedidas pela Superpolo

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