X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!


Homenagem da Marcopolo à Revista AutoBus

Os desafios da mobilidade metropolitana

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Os desafios da mobilidade metropolitana
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A integração do transporte tem grandes desafios, entre os quais o arranjo institucional para a gestão integrada e a modelagem para financiamento operacional e extratarifario

O prof. Dr. Roberto Gregório da Silva Júnior, membro do Conselho Diretor do ITTI, esteve em Barranquilla – Colômbia para participar do “Fórum de Desenvolvimento Econômico Metropolitano – Próximos passos” promovido pela Corporação de Empreendedores do Oriente do Atlântico (CEO). Hoje ele também é vice-presidente de Mobilidade Urbana da Smart City Business America Institute (SCBA).

Em sua palestra, o professor Gregório apresentou os Desafios da Mobilidade Metropolitana – Caso Curitiba – Brasil. Para ele, a integração do transporte tem grandes desafios, entre os quais o arranjo institucional para a gestão integrada e a modelagem para financiamento operacional e extratarifario. Também destacou que o sucesso do transporte público depende da qualidade dos serviços e de tarifas baixas para os usuários, enfatizando a importância dos subsídios governamentais e das receitas complementares.

O professor ressaltou que um dos principais elementos do sucesso do transporte da capital paranaense é resultado do planejamento de longo prazo, preservado nas transições governamentais.

Hoje o sistema integrado da região metropolitana de Curitiba conta com mais 2 milhões de passageiros por dia, contemplando a capital e mais 13 cidades da região, além da tarifa social do usuário, com os deslocamentos mais curtos subsidiando os mais longos.

Destacou o professor, que é particularmente relevante, conceber um novo conceito de concessão do transporte público, através dos quais sejam previstas receitas complementares além das tarifas pagas pelos usuários, tais como as oriundas dos ativos imobiliários e serviços da internet.

O evento reuniu representantes do poder público, como o ministro de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, o governador e a governadora eleita do Departamento de Atlântico e os prefeitos dos municípios próximos à Barranquilla, e representantes da iniciativa privada e convidados que analisaram juntos o momento econômico do país e definiram eixos para o desenvolvimento econômico metropolitano de Barranquilla.

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi fundado em 2009 com a missão de promover o desenvolvimento tecnológico e científico por meio da pesquisa e extensão, atuando em empreendimentos de infraestrutura de transportes.

Fonte - ITTI

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Os desafios da mobilidade metropolitana

Enviando Comentário Fechar :/