Operadora europeia Flixbus aposta na eletromobilidade

Pensando no futuro da mobilidade intermunicipal, transportadora europeia investe em tecnologias livres do carbono nos sistemas do transporte rodoviário de passageiros

Há poucos dias, este espaço ressaltou o desenvolvimento de um modelo de ônibus rodoviário equipado com células a combustível para gerar eletricidade à sua tração. Uma das mais tradicionais empresas de transporte de passageiros do mercado europeu, a Flixbus, lidera o projeto como forma de promover um transporte livre das emissões poluentes. Acompanhe a seguir uma pequena entrevista com a operadora.

Revista AutoBus – Trata-se de uma iniciativa pioneira para operar o ônibus rodoviário com células a combustível.

Flixbus – Sim. A FlixMobility é a primeira empresa do mundo a planejar testes com ônibus movidos a células a combustível em rotas de longas distâncias.

AutoBus – O que levou a operadora a investir nesse conceito tecnológico?

Flixbus – A moderna frota FlixBus já é muito sustentável. No entanto, nos sempre perguntamos como podemos tornar a viagem ainda mais ecologicamente correta. Por isso, em conjunto com Freudenberg, decidimos ter a iniciativa e investir no primeiro ônibus de longa distância com acionamento por células a combustível e criar uma possibilidade absoluta de reduzir totalmente as emissões nas viagens.

Operadora europeia Flixbus aposta na eletromobilidade

AutoBus – Já existe uma data para o veículo operar nas estradas europeias?

Flixbus – Na primeira fase do projeto piloto, uma frota representativa de ônibus será equipada com a tecnologia. As discussões iniciais com os fabricantes para desenvolver os ônibus para esse empreendimento já começaram, mas ainda não há uma data concreta.

AutoBus – Qual o valor investido?

Flixbus – No momento, não é possível fazer suposições precisas sobre os custos, mas sabemos que os ônibus a hidrogênio serão mais caros do que nossos atuais modelos a diesel. Ainda assim, estamos convencidos de que esse investimento será recompensado no futuro.

AutoBus – A operadora ainda investiu na operação de ônibus elétricos a baterias, correto? Pode dar mais detalhes sobre isso?

Flixbus – Os ônibus elétricos operam na rota entre as cidades alemãs Frankfurt e Mannheim e entre as francesas Paris e Amiens desde 2018. Esses projetos-piloto ainda estão em andamento. Até agora, os FlixBuses elétricos são usados ​​em distâncias curtas devido à capacidade limitada da energia de suas baterias. No entanto, os passageiros estão muito entusiasmados com os ônibus elétricos, por isso continuamos a testar esses veículos para ver como poderemos usá-los para rotas de longas distâncias.

O referido modelo elétrico em operação pelas estradas europeias foi fabricado pela marca chinesa BYD. Possui 12 metros de comprimento, autonomia das baterias para 200 quilômetros (207 kW), dois motores elétricos de 180 kW de potência cada um e recarga elétrica entre 2,5 e 3 horas.

Imagens – Flixbus

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