Ônibus elétricos MAN em Nuremberg

Incluindo os novos veículos encomendados, a frota da VAG Nuremberg é composta por cerca de 200 veículos – incluindo modelos a diesel, gás natural, híbridos e elétricos

A cidade alemã de Nuremberg, por meio da companhia de transportes VAG Nuremberg (com mais de 130 anos de história na mobilidade local), está investindo na eletromobilidade em seu sistema de transporte coletivo. Considerado um importante polo histórico, o município possui mais de 500 mil habitantes e conta com planos de desenvolvimento que buscam o equilíbrio em seu desenvolvimento.

Nesse caso, oferecer modelos inteligentes e limpos de locomoção coletiva tem sido um solução que busca também reduzir os impactos negativos causados pela poluição oriunda do transporte. Recentemente, a operadora local anunciou a aquisição de 39 novos ônibus elétricos para os seus serviços. Os veículos serão produzidos pela fabricante MAN Truck & Bus e serão do modelo Lion´s City nas versões com 12 metros (11 unidades) e articulada de 18 metros (28 unidades). Com os novos ônibus elétricos, a VAG Nuremberg está confiando em um modelo com tecnologia comprovada. Nossos novos ônibus urbanos serão abastecidos exclusivamente com eletricidade verde. Isso os tornará completamente livres de emissões e também silenciosos. Eles também proporcionam segurança e conforto para nossos clientes”, disse Josef Hasler, diretor executivo da VAG Nuremberg.

Em linhas técnicas, os ônibus 100& elétricos contam com um motor central no eixo traseiro (no caso do modelo com 12 metros) e dois motores centrais no segundo e terceiro eixo da versão articulada, o que, segundo a MAN, tem um efeito extremamente positivo na operação. Ainda, de acordo com a montadora, os dois eixos acionados aumentam a estabilidade e, portanto, a segurança e atingem a máxima recuperação energética ao frear. A energia elétrica vem das baterias localizadas no teto dos veículos, que têm capacidade instalada de 480 kWh (12 metros) e 640 kWh (articulado). A tecnologia das baterias incorporada em sistema modular permite, de forma confiável, a autonomia entre 200 km até 270 km em condições favoráveis, durante toda a vida útil das baterias.

Ônibus elétricos MAN em Nuremberg
A MAN fez o melhor uso do design no interior do modelo articulado, com condições de iluminação mais amigáveis
e quatro assentos adicionais na traseira, proporcionando mais conforto e um melhor ambiente interno

A recarga elétrica dos veículos será nas garagens. “Este foi um critério crucial para nós. Recarregamos nossa frota exclusivamente na garagem. Por isso, precisamos de ônibus confiáveis com um longo alcance”, sintetizou o diretor executivo da VAG. Para disponibilizar a capacidade de recarga suficiente para os ônibus elétricos da cidade, o referido operador está construindo uma nova área dotada de 39 estações de carregamento elétrico em sua garagem. O início está previsto para meados de 2021.

Incluindo os novos veículos encomendados, a frota da VAG Nuremberg é composta por cerca de 200 veículos – incluindo modelos a diesel, gás natural, híbridos e elétricos. Dentre esse, 150 unidades foram fornecidas pela MAN Truck & Bus. “Estamos satisfeitos com a encomenda da VAG Nuremberg para o volume de 39 ônibus elétricos. É o maior sucesso de vendas de ônibus com esse tipo de tração da marca até agora a partir de uma licitação. É também a primeira ordem para o nosso ônibus totalmente elétrico articulado”, ressaltou Rudi Kuchta, chefe de Ônibus de Unidade de Negócios da MAN Truck & Bus.

Imagens – MAN Truck & Bus

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *