X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!


Volvo - Líder Mundial em Segurança

Ônibus elétrico no serviço de fretamento

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Ônibus elétrico no serviço de fretamento
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O projeto contará com testes em ambiente real, em linhas selecionadas, em diversos clientes da VIX, e nos possibilitará evoluir para obtenção de custos competitivos em tecnologias alternativas ao diesel

A VIX Logística, operadora capixaba de serviços de fretamento para o transporte de funcionários de empresas do Espírito Santo, apresentou há poucos dias seu primeiro ônibus 100% elétrico (baterias). Com chassi produzido pela BYD, o veículo utiliza carroçaria Viaggio 1050, fabricada pela Marcopolo. De acordo com a transportadora, o projeto piloto tem a parceira da EDP, VIX Logística (empresa do Grupo Águia Branca), WEG e CERTI, com duração de 18 meses e investimento total de R$ 6,6 milhões.

Além do veículo, quatro estações de recarga produzidas pela empresa WEG Electric Mobility estarão espalhadas pelo estado, sendo duas em garagens do Grupo Águia Branca e outras duas em localidades próximas a clientes da VIX. O tempo médio de recarga das baterias é entre 3 horas a 4 horas, dependendo do nível de carga das mesmas. A autonomia do veículo gira entre 250 km e 350 km com uma só recarga.

De acordo com a fabricante do chassi, é preciso destacar o custo operacional do ônibus elétrico, entre 60% e 70% menor em comparação com um ônibus a diesel convencional e o número reduzido de peças (de 2.000 para 300), diminuindo em até 60% a necessidade de manutenção. "Este é um projeto pioneiro. O primeiro ônibus elétrico de uso rodoviário do País nos permitirá conhecer e avaliar a viabilidade técnico e econômica da eletrificação do sistema de transporte rodoviário de passageiros. O projeto contará com testes em ambiente real, em linhas selecionadas, em diversos clientes da VIX, e nos possibilitará evoluir para obtenção de custos competitivos em tecnologias alternativas ao diesel para ofertar e gerar valor aos nossos clientes", ressaltou Kaumer Chieppe, presidente da VIX Logística.

Ônibus elétrico no serviço de fretamento

Segurança é fator fundamental no novo ônibus

O ônibus também trará um pacote tecnológico bem especial no tocante à segurança, como o sistema de visão 360 graus por câmeras para auxílio na manobra do veículo; sistema de visão térmica; sensor de fadiga; sistema de inteligência artificial de vigilância e prevenção à fadiga do motorista; gravador de dados; sensores laterais; red line traseiro; sistema de auxílio de partida em rampa; sistema Mobileeye que atua na prevenção de colisões frontais e atropelamento de ciclistas e pedestres, alertando os motoristas quanto à distância segura entre veículos, sobre a mudança involuntária de faixa, além de indica a velocidade do trajeto a partir da leitura das placas de sinalização.

A operadora irá colocar o referido veículo em serviço no mês de novembro, dando a largada na realização de testes de funcionalidade e de viabilidade de eletrificação da frota.

A VIX Logística foi criada em 1971, quando o Grupo Águia Branca iniciou sua operação de fretamento. Atua em locação e gestão de frotas, traslados de pessoas, movimentação de cargas, logística automotiva e logística dedicada, além de transporte por aplicativo, aluguel de carros e comercialização de veículos seminovos, com operações que vão de norte.

Imagens - Divulgação

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Ônibus elétrico no serviço de fretamento

Enviando Comentário Fechar :/