A fabricante polonesa Solaris Bus & Coach assinou contrato com o Grupo Connexxion, um dos principais na operação de transporte público da Europa, para o fornecimento de 20 novos ônibus equipados com células a combustível. Os veículos, modelo Urbino 12, possuem, em seu conjunto, uma potência de 70 kW, além de cinco tanques de nova geração colocados no teto do ônibus para o armazenamento do hidrogênio. Tal de tanques compósitos do tipo 4, colocados longitudinalmente acima do primeiro eixo do veículo, tem um volume total de 1.560 litros.
Não custa lembrar que o hidrogênio é transformado em eletricidade e, por sua vez, traciona o veículo com seus motores elétricos. A energia elétrica também é armazenada na bateria Solaris High Power. Os únicos subprodutos gerados durante a operação do hidrogênio Solaris Urbino 12 são o calor e o vapor. Os ônibus, que serão utilizados na província mais populosa da Holanda, entram em operação no ano que vem. “Cada vez mais operadores municipais e gestores de transporte optam por soluções modernas e livres de emissões para suas regiões. As vantagens do hidrogênio como gerador de energia são indiscutíveis. Estamos honrados em poder participar com a operadora Connexxion nessas decisões futuras”, disse Petros Spinaris, vice-presidente executivo da Solaris Bus & Coach S.A.
O reabastecimento dos ônibus será na cidade de Heinenoord, nas proximidades do terminal de passageiros. De acordo com a Solaris, como o hidrogênio está se tornando uma fonte de energia cada vez mais popular, os automóveis particulares também poderão usar a infraestrutura. Ainda, segundo a fabricante, a iniciativa visa promover a exploração do hidrogênio para o transporte limpo, explicando que o processo de reabastecimento desse combustível leva pouco tempo e é bastante conveniente, sendo semelhante da operação de um veículo com tração tradicional.
Imagens – Solaris Bus & Coach
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