O novo ônibus articulado elétrico da Mercedes-Benz terá baterias de estado sólido

A Mercedes-Benz também está oferecendo, como alternativa, uma nova geração das baterias NMC (lítio-óxido-manganês-cobalto) usadas anteriormente

O mais recente projeto de ônibus elétrico da montadora alemã Mercedes-Benz contará com a novidade das baterias de estado sólido em sua tração. Com alta densidade energética, maior autonomia e ecologicamente correta, esse tipo de bateria eleva o nível tecnológico da eletromobilidade. O novo modelo de armazenamento de energia não era esperado neste momento, com uma perspectiva para até meados desta década. Porém, a Mercedes-Benz foi mais rápida, com a apresentação do novo eCitaro G, sendo o primeiro ônibus urbano de produção em sua categoria em qualquer parte do mundo a ser equipado com baterias de estado sólido. Elas têm uma densidade de energia muito alta, cerca de 25% maior do que a próxima geração de baterias de íon-lítio tradicionais com eletrólito líquido e o resultado é uma potência energética de 441 kWh. A tecnologia de bateria, segundo informou a montadora, também é livre do elemento químico cobalto e, portanto, é especialmente amiga do ambiente na fabricação dos componentes. O tempo de vida útil da bateria também é outro destaque. Segundo informa a marca, a alta tensão da mesma pode ser alcançada por até 10 anos.

A Mercedes-Benz também está oferecendo, como alternativa, uma nova geração das baterias NMC (lítio-óxido-manganês-cobalto) usadas anteriormente. A composição é especialmente selecionada para torná-las adequadas para altas correntes durante processo de recarga elétrica, tendo ainda alta densidade de energia, permitindo uma maior autonomia. A capacidade da nova geração de baterias é de cerca de 33 kWh, ao em vez de 24 kWh por conjunto, totalizando um índice de 396 kWh. A estrutura e as conexões das baterias são as mesmas da versão que vem sendo utilizada.

Imagem – Divulgação

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