O desafio da economia

De acordo com a empresa, o trabalho começou com a implantação de um sistema de telemática, que faz um compilado dos mais diversos dados do veículo, como consumo instantâneo

A operadora paranaense Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, lançou um desafio à montadora Volvo Buses LA para tornar realidade um projeto de melhoria de desempenho operacional. Com 70% de sua frota de ônibus da marca Volvo, a transportadora quer alcançar a redução no consumo de combustível, item que corresponde entre 30% e 35% dos custos dos serviços. “Nossa frota é 70% Volvo e o consumo de combustível é o item de maior peso nos custos de uma empresa de transporte, corresponde de 30% a 35% do custo do serviço. Analisando os dados, identifiquei que precisávamos do apoio da montadora para que pudéssemos melhorar o desempenho da nossa frota e lancei o desafio à Volvo Bus. Eles toparam, e hoje já começamos a colher alguns frutos”, comentou Florisvaldo Hudinik , diretor-presidente da Princesa dos Campos.

De acordo com a empresa, o trabalho começou com a implantação de um sistema de telemática, que faz um compilado dos mais diversos dados do veículo, como consumo instantâneo, localização, sinais de avisos no painel e problemas mecânicos. Também são registrados os chamados eventos negativos como aceleração brusca, curva brusca, frenagem brusca, excesso de velocidade, sobregiro e veículo parado com motor ligado. Todos esses dados podem ser acompanhados em tempo real e também compõem um relatório para análise posterior. “Estratégias inteligentes, uso de recursos já disponíveis e comprometimento das equipes das duas empresas são os elementos que fundamentaram o sucesso do projeto”, completou Hudnik.

O trabalho conjunto entre a equipe da Princesa dos Campos e a fabricante também possibilita identificar pontos passíveis de aperfeiçoamento, bem como a definição de novas diretrizes, baseadas na condução econômica e segurança da viagem.

Mais informações sobre a iniciativa poderão ser lidas na próxima edição da revista AutoBus, edição de número 55, online neste mês.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *