Números positivos, apesar do momento

A Marcopolo informou em nota que os segmentos de melhor desempenho foram os de rodoviários e urbanos, que alcançaram crescimento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2019, tanto em receita como em produção

A encarroçadora gaúcha Marcopolo divulgou seus números relacionados ao primeiro trimestre de 2020. Mesmo estando em um momento delicado, a fabricante ressaltou que a sua receita líquida consolidada alcançou R$ 919,4 milhões no período, com elevação de 2,3% em relação aos R$ 898,6 milhões trimestre de 2019. Segundo informou, a elevação dos negócios provenientes do mercado brasileiro cresceram 14,2%, com R$ 469,6 milhões, representando 51,1% do total. Já a produção foi de 3.441 unidades, 2,7% menor que as 3.535 unidades fabricadas no mesmo período do ano passado. Quanto ao lucro líquido, o índice foi de R$ 10,7 milhões, 60,3% menor do que os R$ 27 milhões do primeiro trimestre de 2019.

Para José Antonio Valiati, diretor financeiro e de Relações com Investidores da Marcopolo, os resultados alcançados no trimestre ainda retratam um cenário de quase normalidade da demanda e do ritmo de crescimento da indústria brasileira de ônibus, que vinha em trajetória de elevação. “No trimestre, os impactos provocados pela pandemia de Covid-19 se referem à interrupção das atividades na controlada Marcopolo China, que registrou retração de 82,2% na produção e a variação cambial causada pela desvalorização de moedas locais em relação ao dólar. A queda de produção e entregas no Brasil aconteceu so-mente no final do mês de março, quando a empresa adotou as férias coletivas em todas as unidades no País”, disse.

Para este segundo trimestre, a direção da Marcopolo prevê um período de menor demanda, tanto dos clientes brasileiros, como dos estrangeiros, mas com base no ritmo atual de pedidos e de produção, e com a adoção e utilização eficiente das alavancas internas e governamentais para redução de custos. A empresa acredita atravessar esse momento de dificuldade global com segurança e consistência. “Iniciamos a crise com uma boa carteira de pedidos e houve poucos cancelamentos. Desde o fim das férias coletivas, mantemos aproximadamente 50% da mão de obra em atividade nas unidades nacionais e, apesar de em volumes menores, continuamos recebendo novos pedidos diariamente, tanto para o mercado interno, como, em especial, para o mercado externo, compondo uma carteira que, mantido o ritmo atual de produção no Brasil, teremos estabilidade até o final de julho”, observou Valiati.

Ainda, conforme informou em nota, os segmentos de melhor desempenho foram os de rodoviários e urbanos, que alcançaram crescimento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2019, tanto em receita como em produ-ção. No de rodoviários, a elevação se deu em recuperação à menor demanda do início de 2019, afetado negativamente pela entrada em vigor de regra que obrigou a instalação de elevadores em todos os modelos desse segmento comercializados no Brasil. Em se tratando do segmento de urbanos, a sua trajetória foi de recuperação de volumes no mercado interno, ajudado pelas entregas ao programa federal Caminho da Escola.

No tocante às exportações, houve uma retração de 19,4% na receita líquida em relação ao primeiro trimestre de 2019, sinalizando dificuldades nos principais mercados da fabricante, com volumes menores sendo vendidos para Chile, Peru e Argentina.

A Marcopolo ressaltou que vem desenvolvendo, em conjunto com clientes e parceiros, opções focadas na prevenção da pandemia do Covid-19. De acordo com ela, os sistemas de transporte coletivo não podem parar e a empresa segue engajada para viabilizar viagens cada vez mais confortáveis e seguras. Desde os primeiros sinais do coronavírus na China, ela se antecipou e passou a trabalhar na mitigação dos riscos associados à doença, buscando preventivamente a proteção da saúde de seus colaboradores, além de proporcionar diferentes soluções para mais segurança e tranquilidade à quem precisa utilizar o transporte coletivo.

Como uma das líderes do mercado mundial de ônibus, a empresa tem atuado diariamente em ações focadas na superação do atual cenário, fazendo uso das ferramentas disponíveis para a manutenção dos seus resultados em níveis saudáveis, considerando a rápida queda de demanda. Para a Marcopolo, o momento pede o equilíbrio entre objetividade e parcimônia.

Imagem – Vinicius Pauletti

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *