Novos rumos na sustentabilidade ambiental do transporte

A capital argentina foi sensata em promover um programa de avaliação das tecnologias limpas para seus ônibus urbanos pensando na sustentabilidade ambiental e econômica do transporte local

A Scania apresentou recentemente na Argentina um ônibus urbano equipado com motorização a gás natural. A montadora, que participa do programa de mobilidade sustentável da Secretaria de Transporte da Cidade de Buenos Aires, destaca a tecnologia do propulsor de 9 litros, cinco cilindros, Euro VI e 280 cv de potência (autonomia de 290 km), tendo ainda um menor consumo de combustível, reduzido nível de ruído e um custo operacional abaixo do modelo movido a diesel. “Os chassis urbanos da Scania são desenvolvidos como soluções duráveis, de baixo custo operacional e amigáveis com o meio ambiente. É por isso que a iniciativa demonstra mais uma vez que queremos liderar a oferta de veículos para sistemas de transporte sustentável”, disse Andrés Leonard, diretor geral da Scania Argentina.

A capital argentina foi sensata em promover um programa de avaliação das tecnologias limpas para seus ônibus urbanos pensando na sustentabilidade ambiental e econômica do transporte local. Com isso, dá oportunidade para que o mercado possa mostrar seus desenvolvimentos viáveis ou não em termos técnicos e ecológicos.

Novos rumos na sustentabilidade ambiental do transporte

A motorização a gás natural é ressaltada há vários anos pela Scania em seus veículos. Recentemente, um grande contrato com o sistema colombiano Transmilenio permitiu à montadora o fornecimento de 741 chassis para ônibus de grande porte equipados com a tecnologia. “Estamos trabalhando há um longo tempo com esse tipo de combustível no transporte urbano e podemos afirmar que o custo de operação , em comparação com o motor a diesel, é 37% menor. Com isso, oferecemos uma solução sustentável, tanto econômica, como ambiental”, disse Jorge Vittar, gerente de Ônibus da Scania Argentina.

Além do gás natural, a montadora está testando, desde dezembro do ano passado, um outro modelo de chassi em Buenos Aires, equipado com um motor de 9 litros, Euro V, movido 100% por biodiesel.

Imagens – Scania Argentina

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