Novidades Mercedes focam em segurança e meio ambiente

A Mercedes-Benz ressaltou que, ao investir constantemente na eletromobilidade dos ônibus urbanos, tem o objetivo de moldar e desenvolver o futuro da mobilidade global (ônibus) de maneira responsável

A montadora alemã Mercedes-Benz revelou recentemente novos conceitos para seus veículos comerciais. O primeiro refere-se ao sistema Sideguard Assist, tecnologia que serve primordialmente para a proteção de ciclistas, pedestres e motociclistas – os usuários mais vulneráveis das vias. De acordo com a marca da estrela de três pontas, a tarefa de condução de um ônibus ou caminhão exige um extremo cuidado do profissional com a sua função, pois ele não pode somente olhar para frente, atentar para os semáforos e as sinalizações da estrada, tendo ainda que ficar de olho nas pessoas que podem estar na via ao longo de seu trajeto, sem de pedestres e ciclistas que possam estar próximos ao veículo sem ele perceba.

O Sideguard Assist ou assistente de ponto cego, contribui positivamente com a operação. De acordo com a Mercedes-Benz, pesquisas executadas por seguradoras revelam que metade dos acidentes envolvendo veículos comerciais e ciclistas poderiam ser evitados com um sistema de segurança como esse. Já o número de mortes poderia ser reduzido em quase um terço e o número de ferimentos graves em mais de 40%.

Em linhas gerais, a tecnologia (que também se estende à marca Setra) é composta por um conjunto de dois sensores por radar de curto alcance instalado no chassi, ao longo da lateral e na frente do veículo, atuando em uma área importante e fora do campo visual do motorista. Assim, ele emite alertas visuais de múltiplos estágios usando um LED de formato triangular na coluna ao lado do motorista – ou um símbolo de advertência no display da MirrorCam (retrovisor com câmeras), bem como um sinal acústico para chamar a atenção do condutor para objetos móveis ou parados.

Outra novidade vinda da montadora alemã é a versão do seu ônibus elétrico (100% a baterias) eCitaro articulada, com foco para o transporte de massa livre das emissões poluentes. O veículo chega para amplia a gama de modelos elétricos da marca, tendo 18 metros de comprimento e capaz de transportar até 146 passageiros. Outro detalhe presente no veículo é o uso das baterias de estado sólido, uma opção a mais para os clientes. As grandes vantagens oferecidas por esse novo conceito são a alta densidade energética e uma vida útil particularmente longa. Quimicamente falando, são baterias de polímero de lítio e são conhecidas como estado sólido porque o eletrólito geralmente líquido está na forma sólida e ainda as matérias-primas como cobalto, níquel e manganês não são usadas em sua composição. O banco de baterias vem equipado com sete unidades, com capacidade total de 441 kWh, própria para a operação urbanas que demandam maior esforço do powertrain.

Novidades Mercedes focam em segurança e meio ambiente

Till Oberwörder, diretor da Daimler Buses, comentou que a apresentação do novo ônibus mostra que a marca está no caminho certo, oferecendo produtos ambientalmente corretos e adequados aos clientes. “Com o eCitaro na versão articulada, continuamos consistentemente trabalhando para a eletrificação dos ônibus urbanos. Mediante solicitação, o eCitaro G será equipado com baterias de estado sólido, tecnologia inovadora. Ao fazermos isso, estamos definindo o caminho para o transporte de passageiros sustentável e eficiente nos centros urbanos”, observou o executivo.

A Mercedes-Benz ressaltou que, ao investir constantemente na eletromobilidade dos ônibus urbanos, tem o objetivo de moldar e desenvolver o futuro da mobilidade global (ônibus) de maneira responsável. E, o próximo passo já está claro em sua visão de mercado. A partir de 2022, o modelo eCitaro (com suas versões de 12 metros e 18 metros) será incorporado da célula a combustível como fonte de fornecimento de energia elétrica para a sua tração. Essa vertente tecnológica elimina a necessidade e a complexa infraestrutura de recarga elétrica em sua operação.

Imagens – Daimler Buses

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *