Novidade em ar-condicionado

O aparelho funciona em 48V e não gera qualquer risco de choque elétrico, devido à sua baixa voltagem de operação

A empresa catarinense InnovaKlim System apresenta ao mercado de ônibus sua inovação em tecnologia de ar-condicionado. Como diferencial dos modelos convencionais, o novo aparelho tem acionamento totalmente elétrico e, consequentemente, possui o caráter da sustentabilidade ambiental, pois não exige o consumo de diesel, proporcionando menor gasto com o combustível e redução das emissões poluentes.

De acordo com a fabricante, foram dois anos de pesquisa e desenvolvimento, com envolvimento de equipes do Brasil, da China e do Japão, tendo a missão de entregar um produto revolucionário para o mercado. Além da vantagem da economia de combustível (modelos tradicionais aumentam em média 22% o consumo), há ainda outros problemas que são totalmente eliminados com o uso da novidade, como o aumento do custo de manutenção e dos dias com o carro parado e, por conseguinte, aumento da frota reserva e do capital imobilizado; as emissões de gases poluentes (média de 22% de mitigação) e o aumento da tarifa para os usuários (média de 12% – 15%). “O aparelho é versátil, pois é modular e atende a todas as categorias de ônibus, sendo que o número de equipamentos instalados é determinado de acordo com o tamanho do veículo. Outra grande vantagem é que o aparelho pode ser instalado nas frotas em uso, pois não demanda construção de dutos para distribuição do ar e não tem qualquer interferência no motor”, observou o CEO da Innovaklim, Rafael Barreto Bornhausen.

Novidade em ar-condicionado

O aparelho funciona em 48V e não gera qualquer risco de choque elétrico, devido à sua baixa voltagem de operação. Toda a tecnologia para geração e armazenamento de energia foi desenvolvida pelo time brasileiro, que teve a liderança de Josoé Bonetti, diretor técnico da empresa brasileira. A novidade estará no mercado a partir de março deste ano.

Neste início de comercialização do novo produto, a proposta é vender diretamente para os operadores urbanos. Segundo Bornhausen, há uma perspectiva positiva em negócios do equipamento que permite um melhor ambiente interno dos ônibus. “A Innovaklim espera comercializar 200 unidades do novo equipamento em 2021. As vendas poderão ser financiadas por meio de instituição financeira especializada no financiamento de ônibus e equipamen-tos, com a qual a empresa possui parceria”, comentou ele.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *