Nova Iork encomenda ônibus com tração híbrida

O sistema Série-E é uma tecnologia de ponta para ajudar as cidades a se aproximarem de um futuro de emissão zero. O sistema é capaz de alimentar todos os acessórios de ônibus com energia elétrica, permitindo que os operadores reduzam a pegada de carbono

Tradicional fabricante de tração elétrica para ônibus urbanos, a BAE Systems tem no mercado diversas soluções que visam a redução das emissões poluentes vindas do setor de transporte coletivo. Já forneceu seus sistemas para mais de 12.000 ônibus em operação na América do Norte, Europa e Ásia.

A revista AutoBus conversou com Ian Wilson, diretor de desenvolvimento de negócios da Power & Propulsion Solutions da BAE Systems, a respeito da escolha da empresa para o fornecimento de sua tecnologia para a cidade norte-americana de Nova Iork.

Revista AutoBus – Quantos ônibus terão a tecnologia BAE?

Ian Wilson – Fomos selecionados pela Autoridade de Trânsito da Cidade de Nova York para fornecer 435 sistemas híbridos de propulsão e energia elétrica para sua nova frota de ônibus urbano.

AutoBus – Como o sistema híbrido funciona, é serial ou paralelo?

Wilson – A Série-E é um sistema de propulsão híbrido elétrico de série capaz de alimentar todos os acessórios de barramento com energia elétrica. Toda a propulsão e a energia acessória são fornecidas em série eletricamente, sem o uso de uma transmissão mecânica tradicional. Com a Série-E, o gerador de partida integrado (ISG), composto por um motor a diesel é a principal fonte de energia. Quando o gerador é ligado pelo motor, ele fornece energia ao sistema de armazenamento de energia (baterias), que por sua vez aciona o motor elétrico. Uma fonte secundária de energia é obtida a partir da frenagem do veículo. À medida que o motorista aciona o freio, a energia é recuperada e armazenada para uso no sistema de armazenamento de energia para acionar as rodas.

AutoBus – Quais são os benefícios em termos de redução de emissões poluentes?

Wilson – Hoje, existe uma urgência em todo o setor de transporte em alcançar emissões zero de poluentes. Nosso sistema Série-E é uma tecnologia de ponta para ajudar as cidades a se aproximarem de um futuro de emissão zero. O sistema é capaz de alimentar todos os acessórios de ônibus com energia elétrica, permitindo que os operadores reduzam a pegada de carbono e o uso de combustível de uma frota de veículos. Com a Série-E, o motor pode ser desligado nas paradas e os acessórios elétricos (ar-condicionado, direção hidráulica, compressores de ar, etc.) continuarão em operação. Quando mais infraestrutura de carregamento energético se torna disponível, também podemos conectá-los, o que tira proveito da energia da rede – reduzindo ainda mais sua pegada de carbono e emissões localizadas.

AutoBus – Quando os novos ônibus estarão em operação?

Wilson – Pode levar de um ano e meio a dois anos antes de todos os sistemas serem instalados e os ônibus estarem circulando na cidade.

AutoBus – A BAE não planeja explorar outros mercados, como a América do Sul?

Wilson – Nossos sistemas de propulsão podem ser encontrados em mais de 12.000 ônibus na América do Norte, Europa e Ásia – incluindo soluções híbridas, de baterias elétricas e de célula a combustível de hidrogênio, tecnologia que acreditamos fornecer um pedigree exclusivo dentre os fornecedores de sistemas de propulsão ocidentais. Nosso sucesso nesses mercados se baseia em nossa abordagem de formar parcerias com os principais fabricantes de ônibus, trabalhando com eles para criar a melhor solução local para atender às necessidades do mercado de cada país. Esperamos fazer o mesmo na América do Sul.

Imagem – Divulgação

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