No Chile, a eletromobilidade tem futuro

Em 2021, o compromisso ambiental reúne 68 instituições e empresas, estabelecendo cinco metas

Há poucos dias, o governo chileno revelou suas metas em direção ao futuro da eletromobilidade. Até 2040, 40% dos veículos particulares e 100% da frota de transporte público serão totalmente elétricos. Para isso, diversas iniciativas governamentais foram desenvolvidas para aprimorar o uso da tecnologia elétrica, sendo uma delas o Acordo Público Privado de Eletromobilidade, liderado pelo Ministério da Energia. Este ano, em sua 4ª versão, a ação conseguiu reunir 68 empresas e instituições públicas que se comprometem a desenvolver propostas de eletromobilidade por meio de medidas e projetos que, a curto prazo, contribuem para difundir no Chile as vantagens da mobilidade elétrica, e promover essa mudança tecnológica no transporte nacional.

A ministra dos Transportes e Telecomunicações, Gloria Hutt, ressaltou que, atualmente, há 776 ônibus elétricos em operação no transporte público da capital, Santiago, a maior frota mundial fora da China,. “Isso nos enche de orgulho pela contribuição ao meio ambiente e pelo melhor padrão de serviço às pessoas. Na região metropolitana existem 10 eletroterminais, que estão abastecendo os ônibus elétricos para o transporte de 600 mil pessoas de 17 comunas. Durante 2021, esperamos avançar com corredores elétricos em Temuco, Concepción e Antofagasta”.

No Chile, a eletromobilidade tem futuro

Em 2021, o compromisso ambiental reúne 68 instituições e empresas, estabelecendo cinco metas – dobrar o número de modelos de veículos elétricos disponíveis em relação aos aprovados no ano anterior; incorporar veículos elétricos em pelo menos 15 organizações públicas e privadas; dobrar o número de carregadores na rede pública em relação ao ano anterior; alcançar pelo menos 1.500 pessoas treinadas em eletromobilidade durante 2021 e incentivar novos usos da eletromobilidade. De acordo com o governo local, tanto as metas, quanto os acordos assinados por cada um dos participantes em 2021, bem como nas versões anteriores, estão disponíveis na plataforma de eletromobilidade, que também concentra uma grande quantidade de material didático, técnico e regulatório sobre eletromobilidade.

O Chile se torna um exemplo, a ser seguido, na América Latina ao ressaltar a importância de novos conceitos que objetivam o transporte sem carbono no desenvolvimento das cidades.

Imagens – Ministérios do Transporte e de Energia do Chile

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *