Na retaguarda, a eletrônica

A Marcopolo ressaltou os benefícios de sua nova tecnologia em termos de segurança, além da mudança de posição do suporte externo das câmeras dos lados esquerdo e direito

Tecnologia

Pioneirismo e inovação são palavras constantes no dicionário da encarroçadora gaúcha Marcopolo. Nestes últimos tempos, a empresa tem se dedicado a promover diversos elementos de evolução em seus modelos de carroçarias. O mais recente se trata da tecnologia ERV – Espelho de Reflexão Virtual -, que será disponível para todos os modelos Paradiso New G7, proporcionando, segundo ela, visibilidade ampla, sem os tradicionais pontos cegos, garantindo mais segurança para os passageiros e melhor dirigibilidade e menor estresse para o motorista. O equipamento é uma opção para substituir os tradicionais espelhos retrovisores.

Em linhas gerais, o sistema é composto por câmeras externas de vídeo de alta definição, instaladas em posições estratégicas para proporcionar a máxima visibilidade para o condutor em quaisquer situações – dia e noite -, com chuva, cerração ou neblina, e também, durante as manobras de estacionamento. Um estudo foi realizado pela fabricante de Caxias do Sul (RS) para a constatação do melhor posicionamento do componente.

São duas câmeras externas que captam as imagens em tempo real e com alta definição e são visualizadas pelo motorista em duas telas posicionadas dos lados esquerdo e direito no cockpit do veículo. “O estudo apontou as posições ideais de posicionamento das câmeras e que eliminam os tradicionais pontos cegos e de visibilidade reduzida ou não clara. Assim o motorista pode dirigir com mais segurança, tranquilidade e menor estresse, sobretudo em situações críticas ou difíceis, como debaixo de chuva e durante a noite”, disse Jean Carlo Giacomel Casado, coordenador de Engenharia da Marcopolo. O controle do ERV é acionado no painel de instrumentos, com opções para dia, noite, lados esquerdo e direito e movimentação em ângulo de até 90 graus para visualizar todo o espaço ao longo das laterais do ônibus.

A Marcopolo ainda ressaltou os benefícios de sua nova tecnologia em termos de segurança, além da mudança de posição do suporte externo das câmeras dos lados esquerdo e direito, o que proporcionou uma redução no avanço do conjunto para a frente do veículo, diminuindo suas dimensões totais e facilitando em manobras em locais de espaço reduzido.

Imagem – Divulgação

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