X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!


Volvo - Líder Mundial em Segurança

Na Austrália, um ônibus com jeito de metrô

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Na Austrália, um ônibus com jeito de metrô
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Com mais de um milhão de habitantes, a capital do estado de Queensland anunciou seu projeto de modelagem urbana, sendo financiado em parceria com o governo australiano e que transformará a rede de transporte público local

Metronizar as operações dos ônibus urbanos é uma solução defendida há muitos anos pelo criador do sistema de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), o paranaense Jayme Lerner. Esse termo nada mais é que proporcionar ao modal sobre pneus as mesmas condições encontradas na operação sobre trilhos ou seja, prioridade e tratamento diferenciado nos serviços. E a cidade australiana de Brisbane apostou nesse conceito ao apresentar seus planos para a implantação de um sistema com total exclusividade ao ônibus.

Com mais de um milhão de habitantes, a capital do estado de Queensland anunciou seu projeto de modelagem urbana, sendo financiado em parceria com o governo australiano e que transformará a rede de transporte público local. A primeira etapa do Metrô de Brisbane, como será conhecido esse novo sistema, está em andamento e terá 21 quilômetros de extensão, conectando 18 estações entre Eight Mile Plains e Roma Street, e Royal Brisbane e Women's Hospital e University of Queensland. Toda Brisbane se beneficiará de uma maior rede de transporte, com ligações fáceis entre os serviços de metrô, ônibus e trem. Além disso, a qualidade do ar e de vida dos habitantes locais serão ressaltados.

Para isso, serão utilizados veículos totalmente elétricos e de alta capacidade, que permitirão mais opções de viagem integradas com os serviços de ônibus e trens, construindo uma infraestrutura nova e melhorada e usando a melhor tecnologia. A nova frota utilizará 60 ônibus biarticulados 100% elétricos a baterias, que serão desenvolvidos pela fabricante suíça Hess. Com capacidade para 170 passageiros, esses veículos deixarão de emitir, segundo a administração pública de Brisbane, 50.000 toneladas de gases de efeito estufa ao longo de 20 anos. As baterias serão recarregadas durante a operação, em modo rápido (menos de seis minutos) por sistemas localizados nas extremidades dessa primeira rota.

Os novos ônibus terão um design externo atraente e moderno. Também possuirão três grandes portas duplas ao longo do comprimento do veículo para embarque mais rápido, portas USB, conexão de internet via Wi-Fi e sistema de informações aos passageiros sobre paradas e rotas.

Imagem - Brisbane Council

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Na Austrália, um ônibus com jeito de metrô

Enviando Comentário Fechar :/