Motor a gás natural para o transporte rodoviário

Tradicionalmente, os ônibus rodoviários brasileiros são movidos a diesel e o motor Cursor 13 se apresenta como opção sustentável (economicamente e ambientalmente)

Visando o mercado de transporte de passageiros em rotas com médias e longas distâncias, a FPT Industrial, marca da CNH Industrial, disponibiliza no Brasil o motor FPT Cursor 13 a gás natural, com seis cilindros 100% movido a gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano. De acordo com a fabricante, ele é um sucesso na Europa, sendo o primeiro motor on-road especialmente desenvolvido para aplicações de longa distância, garantindo alta confiabilidade e menores custos de operação. Sua exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial garante performance e rendimento.

Tradicionalmente, os ônibus rodoviários brasileiros são movidos a diesel e o motor Cursor 13 se apresenta como opção sustentável (economicamente e ambientalmente), graças a um sistema de pós-tratamento por meio de um catalisador de três vias, compacto e sem necessidade de manutenção, exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da marca. A montadora também ressalta seus 460 cv de potência e torque máximo de 2000 Nm a 1100 RPM proporcionam uma economia de custos com combustível de até 20% no Brasil, em comparação à motorização equivalente a diesel, além de menor ruído de funcionamento. “Estamos sempre a frente no desenvolvimento de powertrain associado a combustíveis alternativos. Com o FPT Cursor 13, trazemos ao mercado brasileiro um produto que carrega toda a tecnologia da marca em gás natural. Nosso trabalho tem como objetivo proporcionar máxima eficiência aliada aos menores custos operacionais, pensando em um futuro mais verde”, disse o presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel.

A fabricante informou que detém um amplo portfólio de motores a gás natural de 3 litros a 12,9 litros e potências de 136 cv (100 kW) a 460 cv (338 kW), que são idealizados para veículos comerciais. De acordo com a marca, seus motores a gás têm custo total de propriedade competitivo, além de oferecer todas as vantagens dos motores a combustão tradicionais, inclusive a confiabilidade. Outro detalhe é que esse tipo de tecnologia da FPT Industrial também abre caminho para uma indústria mais ecológica, já que o biometano é compatível com os motores e pode ser gerado a partir de fontes renováveis ou por meio da reciclagem de resíduos orgânicos, reduzindo as emissões de CO2 a quase zero.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

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