Monitorando a qualidade do ar

Idealizado pelos pesquisadores do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférica da Universidade de São Paulo - USP), o recurso tecnológico realiza a medição de todos os gases e partículas regulamentados

Para contribuir com o monitoramento da qualidade do ar em muitas regiões brasileiras, a AEA – Associação de Engenharia Automotiva, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério das Minas e Energia (MME), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Petrobras, apresentou o LuMIAR – Laboratório móvel para pesquisa e monitoramento da qualidade do ar.

Idealizado pelos pesquisadores do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférica da Universidade de São Paulo – USP), o recurso tecnológico realiza a medição de todos os gases e partículas regulamentados, além de outros que não são coletados nas redes de monitoramento existentes, de forma bem detalhada e completa. De acordo com os envolvidos com o projeto, a estratégia do LuMIAR para esse primeiro ano de operação e atuação já está definida. O primeiro de local será na cidade paulista de Botucatu, em uma região afastada do centro da cidade. Posteriormente, seguirá para Londrina (PR) e na sequência para São José dos Campos (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Nos intervalos entre essas cidades, também fará medição na capital paulista como base para comparações. “Vamos seguir o fluxo do vento e todos os dados coletados vão alimentar o modelo matemático que pode definir políticas para a indústria como estabelecer quais as tecnologias para melhorar a qualidade do ar no País, inclusive para países vizinhos”, reforçou Edson Orikassa, vice-presidente da AEA.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *