Mobilidade nas cidades romenas com trólebus

Brasov é uma das cinco cidades romenas que tem ônibus Solaris sem emissões, com tração do tipo trólebus e a baterias

Com mais de 250 mil habitantes, a cidade de Brasov, na Romênia, terá 25 novos trólebus articulados que serão produzidos pela marca polonesa Solaris Bus & Coach. O veículo, modelo Trollino, com 18 metros de comprimento e piso baixo, será equipado com o motor elétrico de 240 kW de potência, além de um banco extra com baterias que permite uma operação sem a necessidade da rede aérea.

A renovação da frota de ônibus elétrico (trólebus) na referida cidade tem o objetivo de expandir o uso de tecnologias limpas em tração, permitindo assim a redução das emissões poluentes locais e da mobilidade. O investimento será de 19 milhões de euros, sendo co-financiado pela União Europeia.

Brasov é uma das cinco cidades romenas que tem ônibus Solaris sem emissões, com tração do tipo trólebus e a baterias. Desde 2002, o fabricante polonês forneceu cerca de 300 veículos para transportadoras da Romênia, incluindo mais de 100 unidades do modelo Trollino (trólebus) e outras 41 unidade do modelo Urbino 12 a bateria.

Mobilidade nas cidades romenas com trólebus

Além de Brasov, a cidade de Târgo Jiu (com mais de 80 mil habitantes), também na Romênia, encomendou à Solaris 11 novos trólebus (Trollino) com 12 metros de comprimento, portando motores elétricos com 160 kW de potência, além de ar-condicionado e sistema de informações aos passageiros.

Apesar da resistência do segmento de transporte coletivo no Brasil realizado pelo ônibus em continuar a promoção ao trólebus aqui, vemos muitos exemplos pelo mundo que não deixaram esse modal no esquecimento, sempre ressaltando a sua importância no contexto da mobilidade e da sustentabilidade ambiental.

Imagens – Solaris Bus & Coach

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *