Mira Argentina

O grupo argentino Metropol adquiriu 52 unidades do chassi K250, com motorização Euro V, entrada baixa

O Grupo Metropol, um dos mais importantes do segmento de transporte de passageiros da vizinha Argentina, escolheu a marca Scania para renovar a sua frota de ônibus que opera na região metropolitana de Buenos Aires. A Metropol transporta mais de 235 milhões de pessoas por ano em suas 27 linhas.

Para começo de conversa, o grupo argentino adquiriu 52 unidades do chassi K250, com motorização Euro V, entrada baixa, encarroçados com o modelo de carroçaria Torino, da Marcopolo, equipada com três portas e sistema de ar-condicionado. A aquisição dos novos ônibus ainda envolveu o contrato de Reparo e Manutenção Scania e a conexão ao Sistema de Gerenciamento de Frota da montadora, que permite a análise das operações e reduz paradas não planejadas e tempos de reparo. “É um grande orgulho para nós que uma empresa como o Grupo Metropol tenha escolhido os ônibus Scania para continuar reforçando seu foco no usuário, por meio do alto nível de inovação e tecnologia que essas unidades garantem”, disse Andrés Leonard, CEO da Scania Argentina.

Para os diretores do Grupo Metropol, Eduardo e Javier Zbikoski, a chegada dos novos ônibus vem ao encontro dos planos da operadora quanto a modernizar ainda mais sua frota com veículos de última geração. “Estamos olhando para o futuro. É um momento de grande satisfação para o Grupo Metropol. Porque graças ao apoio dos nossos parceiros estratégicos, podemos continuar a cumprir o nosso plano de investimentos de 3.300 milhões de pesos para a renovação de 250 unidades da nossa frota em 2021”, comentaram.

De acordo com a Marcopolo, o restante das 250 unidades, citadas, também terão a marca da empresa brasileira ou seja, mais 148 carroçarias.

A revista AutoBus conversou com André Rodrigues de Oliveira, gerente de vendas e marketing de ônibus da Scania América Latina, a respeito de mais esse grande negócio externo.

Revista AutoBus – Há quanto tempo a Scania não comercializava seus ônibus urbanos na região da Grande Buenos Aires? Fale mais detalhes a respeito da venda.

André Rodrigues de Oliveira – Fazia algum tempo que a Scania não tinha presença no segmento de ônibus urbanos na região de Buenos Aires. As vendas na região sempre foram pontuais.

André Rodrigues de Oliveira

Partindo da visão da Scania de apresentar ao mercado soluções sustentáveis de mobilidade e considerando o trabalho importante realizado em mercados como Chile e Colômbia, o distribuidor local da marca trabalha fortemente para implementar esses benefícios no transporte público local.

Estamos fazendo um grande trabalho no segmento no mercado argentino, envolvendo os principais operadores, autoridades de transporte, além de atuação conjunta com importantes parceiros comerciais, com a Marcopolo.

Nossa oferta não é limitada a diesel e inclui, também, as opções de operar com biodiesel e motores movidos a gás natural.

AutoBus – O negócio com o operador Metropol é significativo e tende a mexer com o mercado local. Como foi a atuação da Scania e o que envolveu essa comercialização em termos de serviços?

André – O Grupo Metropol é considerado um player importante no mercado de transporte de passageiros, não apenas pelo tamanho da empresa e quantidade de unidades, mas, principalmente, pelo profissionalismo da companhia.  

A venda inclui os ônibus e o todo o gerenciamento da frota. Teremos três Customer Workshop Service (CWS) – um serviço que oferece mão de obra capacitada, peças originais e ferramental adequado – em três oficinas do cliente, e todo o serviço de manutenção, reparo e gerenciamento da frota, visando melhor utilização dos veículos.  

Todos esses serviços geram reportes semanais de performance de cada veículo e motorista, o que permite direcionar os esforços de treinamento e acompanhamento da operação.

AutoBus – O operador já era cliente da marca? O mesmo anunciou que pretende renovar o restante de sua frota. Há uma perspectiva positiva para a marca estar novamente nessa futura compra?

André – O operador já havia trabalhado com veículos da marca há alguns anos. A compra faz parte da estratégia da empresa em continuar desenvolvendo a parceria conosco, em especial considerando uma oferta que não é limitada ao veículo, mas inclui soluções de serviços e gestão de frotas e motoristas. Um dos pontos dessa nova parceria é claramente ampliar a presença de veículos da Scania na frota.

AutoBus – Quais as ações e medidas adotadas pela montadora no sentido de expandir seus negócios no segmento do transporte urbano argentino?

André – A Scania trabalha com várias frentes para expandir os negócios na região, mas vale destacar o desenvolvimento da especificação de um chassi para o mercado argentino, assim como o desenvolvimento e homologações de carrocerias. Além disso, temos trabalhado para reforçar o contato com as principais associações de empresas de transporte urbano da região e com as autoridades, com o intuito de debater e fomentar a utilização de GNV (Gás Natural Veicular) como uma opção mais sustentável para o transporte urbano local.  

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *